Anterior | Índice | Próxima

FHC considera 'dramática' questão do transporte em SP

Agência Folha 23/05/97 16h50
De Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta sexta-feira que a questão do transporte em São Paulo ''é dramática''. Para ele, o transporte nas grandes cidades ''é uma das (questões) que mais atormentam o cotidiano do brasileiro''. FHC falou sobre o tema no Palácio do Planalto, durante lançamento do livro ''Transporte Humano, Cidades com Qualidade de Vida'', publicado pela Associação Nacional de Transportes Públicos. O livro apresenta 150 sugestões para administradores públicos buscarem soluções para problemas de transporte.

O presidente disse que ele mesmo foi um estudioso do problema de deslocamento de trabalhadores. ''Antigamente, era na questão das classes populares. Hoje, congestionou de tal maneira, com o abuso do transporte individual, que atingiu a todos -popular ou não popular'', afirmou. FHC citou o caso de São Paulo como sendo uma cidade ''dramática do ponto de vista do tempo que se leva em deslocamento''.

Para FHC, os metrôs nas grandes cidades são fundamentais ''para que possa haver mais força no transporte coletivo''. Segundo ele, o governo federal não está se ausentando dessa discussão, uma vez que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estaria financiando a retomada das obras dos metrôs de Brasília, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.



Anterior | Índice | Próxima