Anterior | Índice | Próxima

Major expulso da PM diz que cumpria norma superior

Agência Folha 23/05/97 18h54
Do Rio de Janeiro

O major da Polícia Militar do Rio Álvaro Rodrigues Garcia, comandante da operação na Cidade de Deus (zona oeste do Rio) que resultou em agressões a cerca de dez pessoas, disse nesta sexta-feira, em depoimento na Auditoria Militar, que estava cumprindo a política da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o advogado do major Garcia, Ubiratan Guedes, ele está se sentindo ''traído'' pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, general da reserva Nilton Cerqueira, que enviou à Justiça pedido de sua expulsão da corporação. Outros quatro policiais militares que participaram da operação foram expulsos da corporação esta semana.

A operação, ocorrida em 23 de março passado, foi gravada por cinegrafistas amadores e divulgada em 7 de abril, mostrando moradores sendo rendidos e espancados por PMs do 18º Batalhão, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. O comandante do 9º Batalhão da PM, coronel Marcos Paes, testemunhou hoje em defesa do major Garcia e insinuou que houve uma situação montada para flagrar excessos dos policiais.




Anterior | Índice | Próxima