Anterior | Índice | Próxima

Frei Damião morre aos 98 anos em Recife

Agência Folha 31/05/97 19h56
De Recife

O frei Damião de Bozzano, 98, morreu às 19h20 deste sábado no Hospital Português, em Recife, após uma parada cardíaca. Na última terça, a equipe médica já havia anunciado a morte cerebral do paciente e seu estado de saúde foi considerado irreversível.

O religioso foi hospitalizado no dia 6 de maio, com problemas respiratórios. Após sofrer derrame, entrou em coma e não recobrou mais a consciência. Durante o período em que os médicos ainda consideravam seu caso ''reversível'', ele contraiu pneumonia, sofreu paradas respiratórias curtas e problemas intestinais.

Frei Damião nasceu no dia 5 de novembro de 1898, na cidade de Bolzano (Itália), filho de Felix e Maria Gianotti. Seu verdadeiro nome era Pio Gianotti. Em 1914, entrou para a Ordem dos Capuchinhos, onde manteve o primeiro contato com o mundo religioso. Formou-se, aos 25 anos, em teologia e direito canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.

Frei Damião veio para o Brasil em 1931, designado pelos capuchinhos para a custódia de Pernambuco. A partir de 1940, começou a visitar povoados do interior pernambucano, já utilizando o pseudônimo de frei Damião de Bolzano, que o tornaria famoso. Passou, então, a ser conhecido em todo o Nordeste como realizador de milagres. Com o tempo, o frade capuchinho passou a ser reconhecido como sucessor do padre cearense Cícero Romão Batista (1844-1934), considerado um ''santo'' pelos nordestinos.



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.