Anterior | Índice | Próxima

Câmara vota projeto de união civil homossexual

Agência Folha 25/06/97 9h11
De Brasília

O plenário da Câmara deve votar nesta quarta-feira o projeto de união civil homessexual, de autoria da deputada Marta Suplicy (PT-SP). Em um levantamento feito na terça, o gabinete de Marta estimava que 430 deputados devem estar presentes à sessão, sendo que 213 votariam sim. Para ser aprovado, é necessário que haja pelo menos 257 deputados em plenário e que metade deles, mais um (pelo menos 129), vote favoravelmente.

O movimento contrário a proposta, liderado pelo deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE), enviou na terça ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), cartas, telegramas e um pacote com 120 mil assinaturas de repúdio ao projeto. Segundo Cavalcanti, dois terços dos deputados que estiverem presentes à sessão votarão contra o projeto.

Caso não derrube a proposta no voto, a oposição vai pedir que seja realizado um plebiscito para que a população, por voto direto, decida se permite ou não a concessão de direitos a parceiros gays e lésbicas. No caso de sofrer emendas, o projeto terá de retornar à comissão especial em que foi aprovado por 11 a 5 em dezembro do ano passado.



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.