Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
 

Tragédia no
Vôo 402

Empresa vive
momento de crescimento

TAM foi fundada há 20 anos

Agência Folha/AJB 31/10 19h43
De São Paulo

Fokker
Fokker-100 da TAM idêntico ao acidentado

A TAM, fundada há 20 anos como Táxi Aéreo Marília pelo comandante Rolim Adolfo Amaro, vivia um momento de euforia com a expansão de suas atividades no exterior. De uma pequena companhia aérea regional, a empresa iniciou a partir deste ano vôo internacionais após a aquisição da empresa aérea paraguaia, a Lapsa.

A TAM conseguiu escapar da crise no setor de aviação apostando em um público determinado: homens de negócios, que priorizam horário e facilidade em comprar uma passagem aérea, segundo avaliação de Rolim Amaro, presidente da empresa. Um público que não se preocupa em pagar, na maioria dos casos, até 51% a mais por um bilhete Rio/São Paulo.

Em 1994, quando as outras empresas aéreas nacionais fecharam no vermelho, a TAM teve um lucro líquido de 18,1 milhões de dólares. No ano passado, foi a empresa mais rentável do país, alcançando 69,4%. Em 1995, o lucro subiu para 43,9 milhões de dólares.

Em dois anos (de 1994 a 1996), o número de passageiros transportados por ano saltou de 1,6 milhão para 4,5 milhões.

Ancorada nesses bons resultados, a TAM ampliou seu projeto de crescimento para este ano. No início da semana, o presidente do grupo anunciou a transformação da Brasil Central - empresa do grupo na região Centro-Oeste - na Transportes Aéreos Meridionais (TAM).

A Brasil Central será a primeira empresa aérea regional do país a se transformar em uma companhia de âmbito nacional. Essa nova TAM será uma empresa de bandeira nacional, com direito a lançar vôos internacionais. A expectativa da companhia é transportar 500 mil passageiros no primeiro ano (1997).

Quando soube do acidente com o Fokker, Rolim Amaro estava nos Estados Unidos negociando o arrendamento de três aviões de grande porte para a nova companhia.

Em setembro, o grupo adquiriu a Lapsa (Líneas Aereas Paraguayas), trocou seu nome para Transportes Aereos del Mercosul (TAM) e assumiu as rotas para países da América do Sul.

No primeiro semestre deste ano, a TAM já havia adquirido a Helisul, empresa aérea regional que opera no Estado do Paraná. Com mudança, as linhas regionais da ex-Brasil Central passam a ser atendidas pela Helisul.

Os investimentos totais do grupo TAM na Helisul devem chegar a 6 milhões de dólares nos próximos três anos. A previsão da diretoria da empresa é de que a TAM fature 600 milhões de dólares e transporte 4,5 milhões de passageiros até o final do ano de 1996.

A história da companhia foi reunida recentemente no livro "O Céu não é o Limite", obra do professor Julio Lobos, uma passageiro que montou a biografia da empresa sob autorização do comandante Rolim, presidente da empresa.

TAM - Transportes Aéreos Regionais (TAM/KK)
URL: http://www.tam_airlines.com.br/
E-Mail: tamfale@ibm.net
Endereço: R. General Pantaleão Teles, 210
04355-000 São Paulo - SP
Tel (011) 577-7711
Fax (011) 542-5499
Telex 11 55238
Presidente: Rolim Adolfo Amaro
IATA / ICAO: 877 / TAM
Frota: 28 aviões Fokker 100
10 aviões Fokker 50
7 aviões Fokker F-27
Subsidiárias: Brasil Central
Lapsa