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Tragédia
no
Vôo 402
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Piloto ouviu alarme
antes de decolar
Aeronáutica diz que comandante
não identificou pane
AJB 28/11/96 20h00
De Brasília
O Ministério da Aeronáutica divulgou
nesta quinta-feira (28) um relatório preliminar sobre o
acidente do avião Fokker 100 da TAM. O documento foi
elaborado com base nas primeiras informações da Comissão
de Investigação de Acidentes Aeronáuticos. O
relatório indica que houve pane na decolagem, mas não
é conclusivo e, por filosofia do Sistema de Investigação
e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, não aponta os responsáveis
e o tipo de falha que provocou o acidente.
Durante o taxiamento na pista do aeroporto de Congonhas,
os pilotos ouviram o sinal do alerta nível dois, mas não conseguiram
identificar o motivo. Na cabeceira da pista fizeram uma
nova checagem dos equipamentos e como houve confirmação da
normalidade dos instrumentos prosseguiram na decolagem. Por
volta das 8h26, durante a decolagem e logo após sair do solo,
houve uma pane e os pilotos tentaram uma medida corretiva
no sistema autothrottle, que é o acelerador do
avião.
A nota da Aeronáutica revela ainda que o piloto teve
apenas 25 segundos com o avião fora do solo e descreve a
sua trajetória. Com a pane nos equipamentos, a aeronave
em pleno vôo, inicialmente derivou para a direita,
mantendo-se em baixa altitude e velocidade. Durante a
queda, manteve-se numa acentuada inclinação à direita,
colidiu com edifícios e pegou fogo.
A comissão de peritos também ouviu testemunhas especializadas
em mecânica das aeronaves, que viram o reversor do motor
direito abrir e fechar várias vezes. Estas testemunhas,
segundo a nota da Aeronáutica, também ouviram o barulho
correspondente a falha no equipamento.
Os peritos confirmam que houve um alto grau de danos na
caixa preta incendiada durante o acidente e por isso ela
foi enviada para o fabricante em Seattle, nos Estados
Unidos. A primeira leitura foi realizada no laboratório
do fabricante no Brasil e também enviada junto com a
caixa preta para o National Transportation Safely Boar,
em Washington, nos Estados Unidos. Participaram do
início das investigações os representantes da Fokker,
do Air Accidents Investigation Brach e da Rolls Royce.
A Coordenadoria de Comunicação Social da Aeronáutica informou
que não há previsão para divulgação de outras notas oficiais
sobre o acidente da TAM, que provocou a morte de 99 pessoas.
Também faz um apelo para que se tenha cautela na divulgação
de informações e adverte que o Ministério da Aeronáutica,
através do CCSA, é a "única fonte oficial"
sobre o acidente. A nota foi divulgada às 11h13 e às
12h o expediente do CCSA foi encerrado para uma
confraternização, segundo informou o oficial de plantão,
que não estava autorizado a dar mais esclarecimentos
sobre o assunto.
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