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Tragédia no
Vôo 402

O vôo e o avião

Segundo especialistas, jato é um dos mais seguros

Agência Folha 31/10 19h28
De São Paulo

Fokker
Fokker-100 da TAM idêntico ao acidentado

A TAM, empresa aérea fundada em 1976 pelo comandante Rolim, opera atualmente com 45 aviões da marca holandesa Fokker. A empresa paulista possui 28 modelos Fokker 100, segundo registros do Departamento de Aviação Civil (DAC). Essa aeronave é caracterizad como um jato médio para 108 passageiros e autonomia de vôo para até 5h30.

Com seu projeto aerodinâmico e suas turbinas Rolls-Royce, o Fokker-100 é, segundo especialistas em aeronáutica, um dos jatos mais seguros do mundo. Seu projeto começou a ser desenvolvido pela empresa holandesa Fokker em 1969, ano em que foi lançado o primeiro jato para aviação regional, o F-28.

Seu sucesso fez com que fossem desenvolvidos sucessores com conceitos parecidos. Cada Fokker-100 custa 30 milhões de dólares.

Com a saúde financeira debilitada, a empresa cedeu o controle acionário ao grupo alemão Dasa, em 92, e, com um rombo de 2,4 bilhões de dólares, teve a falência decretada este ano. Empresas que, como a TAM, adquiriram uma das 1,2 mil aeronaves em operação têm a manutenção do jato garantida. Apesar da falência, a parte saudável do grupo foi mantida em operação.

O grupo TAM é o maior consumidor dos aviões da empresa holandesa Fokker na América Latina. O acidente desta quinta-feira (31) foi o primeiro envolvendo um Fokker F-100 no Brasil. A TAM é a única empresa que opera esse tipo de avião no país.

A TAM não descartou o uso das aeronaves, mesmo depois do anúncio da falência da companhia holandesa, no início do ano. 'Não há por que descartar o uso dos aviões Fokker. As aeronaves são modernas e adequadas ao uso em grandes cidades. A TAM não pretende passar a voar com outros aviões nos próximos anos', afirmou Rolim Amaro, na ocasião.

Entre as vantagens do Fokker destacadas por Rolim, estavam a rapidez e conforto dos aviões. 'Esses aviões são silenciosos e seguros, fator essencial para quem opera em um aeroporto dentro da cidade.' Segundo a diretoria da TAM, a produção de peças e manutenção das aeronaves era garantida pela Fokker.

A Fokker holandesa decretou falência em 15 de março de 96 com uma dívida de 2,4 bilhões de dólares. Depois de decretada a falência, a empresa anunciou que continuaria fabricando aviões até 1997.

Fokker 100
Fabricante: Fokker Aircraft B.V. Velocidade Máxima: 850 km/h
Capacidade: 108 passageiros Combustível: 12 820 l
Autonomia de Vôo: 5h30 Comprimento da Pista: 1 300
Comprimento da fuselagem: 35,53 m Envergadura da asa: 28,08 m
Altura: 7,53 m Altitude vôo cruzeiro: 10 700 m
Capacidade porões carga/bagagem: 7 700 Kg Peso da aeronave: 25 200 Kg

Este vôo da empresa não faz parte do pool da Ponte Aérea Rio-São Paulo, trata-se de um serviço separado que liga os aeroportos centrais das duas maiores capitais brasileiras.

Origem: SÃO PAULO (Congonhas) - SP
Destino: RIO DE JANEIRO (Santos Dumont) - RJ


Nº Vôo Saída Chegada Nº Escalas Frequência
KK402 8.20 9.05 0 Seg Ter Qua Qui Sex