Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
 

Tragédia no
Vôo 402

Acidente mais grave no país deixou 137 mortos

Agência Folha 31/10 18h33
De São Paulo

O maior acidente aéreo brasileiro aconteceu em 8 de junho de 1982. Um Boeing-727 da Vasp chocou-se com um morro na serra de Pacatuba, a cerca de 30 quilômetros ao sul de Fortaleza (CE). O avião explodiu às 2h25. Morreram os 137 ocupantes.

O Boeing levantou vôo de São Paulo com destino a Fortaleza. Fez escala no Rio de Janeiro. Faltavam menos de três minutos para o avião descer no aeroporto Pinto Martins. A aproximadamente 250 quilômetros de Fortaleza, o comandante foi autorizado a baixar o avião de 10 mil metros de altitude para 1,5 mil metros - já em procedimento de pouso. O avião chocou-se com a serra a 600 metros de altura.

Quando a Aeronáutica e a Polícia Militar chegaram ao local, mais de cem pessoas da região saqueavam os destroços. Um mês depois, o Ministério da Aeronáutica divulgava nota indicando que, segundo investigação, o acidente havia ocorrido exclusivamente por falha pessoal de seus comandantes.

Houve, segundo a nota oficial, completo descumprimento, por parte do comandante, das normas e instruções de tráfego aéreo emitidas pelo órgão de controle. No jargão aeronáutico, o acidente foi um CFIT (sigla em inglês para colisão com solo em vôo controlado).

Entre os mortos, estava o empresário Edson Queiroz, presidente de um dos mais importantes conglomerados empresariais do Norte e Nordeste do Brasil e um dos primeiros distribuidores de GLP (gás de cozinha).