Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
 

Tragédia no
Vôo 402

Desastre em 63 deixou 34 mortos em SP

Agência Folha 31/10 19h12
De São Paulo

Um acidente ocorrido há 33 anos, com características parecidas com as do desastre desta quinta-feira (31), deixou 34 pessoas mortas e várias feridas na cidade de São Paulo. Na noite de 3 de maio de 1963, o avião Convair, da empresa Cruzeiro do Sul (que pertence atualmente à Varig), caiu sobre uma casa na avenida Piaçanguaba, no bairro Planalto Paulista (zona sul de São Paulo), na mesma região onde ocorreu o acidente desta quinta.

Três minutos após decolar do aeroporto de Congonhas, o avião, que ia para o Rio de Janeiro e levava 43 passageiros e 5 tripulantes, caiu. O acidente aconteceu quando a aeronave tentava retornar ao aeroporto - já com um dos motores pegando fogo - para fazer um pouso forçado.

O avião já apresentava problemas técnicos desde que havia pousado em São Paulo, durante uma escala, vindo de Porto Alegre (RS).

Entre os sobreviventes estava o ator de cinema e televisão Renato Consorte. O ator teve fratura exposta na perna esquerda e sofreu intervenção cirúrgica. Ele também teve queimaduras de primeiro e segundo graus. O deputado maranhense Miguel Bahouri morreu no desastre. Bahouri costumava defender a criação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para investigar a segurança oferecida pelos vôos comerciais.