Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
 

Tragédia no
Vôo 402

Parentes das vítimas assistem filme
com imagens dos cadáveres

AJB 31/10 23h50
De São Paulo

O reconhecimento dos mortos do acidente aéreo da Tam virou um pesadelo para os familiares das vítimas. Num expediente atípico, o Instituto Médico Legal e a Tam produziram um vídeo de 20 minutos em que foram registradas as imagens de 29 cadáveres preservados, com alguma chance de identificação visual. Já os mais de 70 corpos completamente mutilados ficaram de fora do vídeo. Os parentes dos mortos foram convocados a assistir à fita no auditório do Hotel Golden Flat, onde estão hospedados por conta da Tam.

A idéia era evitar que os parentes desfilassem em frente aos quase 100 corpos enfileirados no Instituto Médico Legal. Mas a desorganização do IML, que teve a idéia do vídeo, e da Tam, que emprestou a câmara de vídeo e pagou a gravação, geraram um espetáculo penoso para os parentes. Para que todos os 150 familiares presentes no hotel pudessem assistir pelo menos uma vez ao filme, a exibição foi dividida em várias sessões, pois auditório do hotel só comporta 34 pessoas. Optou-se ainda por limitar a dois o número de parentes de cada vítima que pode ver o vídeo.

Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein foram convocados para dar assistência aos parentes dos mortos, depois que vissem as imagens dos cadáveres. A presença de jornalistas no hotel levou o diretor do IML, Francisco Claro, a pedir ajuda policial para evitar o assédio aos familiares. A primeira sessão de vídeo começou às 22h20 da quinta-feira (31) e as exibições contínuas devem continuar durante a sexta-feira (1). O resultado desta tentativa de identificação deve ser conhecido apenas na sexta. Mesmo que algum corpo seja reconhecido, os familiares terão de ir ao IML para vê-lo de perto e assinar o termo de identificação.