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Tragédia
no
Vôo 402
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Avião da TAM recebeu ameaça de bomba
AJB 31/10 19h57
De Brasília
No dia 2 de setembro deste ano,
peritos da Polícia Federal fizeram uma longa vistoria no
avião da TAM prefixo PT-MRK, o mesmo que na quinta-feira
(31) caiu em São Paulo depois de decolar do aeroporto de
Congonhas. A varredura no avião foi realizada a pedido
da Infraero que naquele dia havia recebido ligações
anônimas alertando para o risco de uma bomba explodir
num avião da TAM.
Na mesma data, o presidente
Fernando Henrique Cardoso tinha ido ao aeroporto de
Brasília inaugurar uma nova ala de embarque. Vinte
minutos após a saída do presidente, a Infraero começou
a receber as ligações anônimas. Num intervalo de 15min,
o balcão de informações da Infraero recebeu sete telefonemas.
Segundo o superintendente regional da Infraero, Armando
Schneider Filho, vozes de homem, mulher e até de criança
davam o mesmo aviso: "Uma bomba vai explodir no avião
da TAM que está chegando".
Naquela manhã, três aviões da
empresa estavam com chegada prevista no aeroporto de
Brasília. O avião Fokker 100 PT-MRK era um deles. A
vistoria em busca da suposta bomba durou toda a tarde. O
avião foi levado para um canto do pátio do aeroporto e
checado por oito peritos da Polícia Federal que levaram
equipamentos de rastreamento de explosivos. Até um detector
de gás explosivo foi usado na varredura. O Corpo de Bombeiros
ficou de prontidão, mas nada foi encontrado.
Os 101 passageiros que estavam nos
três aviões tiveram que aguardar num saguão. As
bagagens foram retiradas dos aviões e também passaram
por uma vistoria. Cada passageiro teve que identificar
sua bagagem. Na época do incidente, o gerente da TAM no
aeroporto, Guilherme Rezende, atribuiu as denúncias
anônimas a gente interessada em prejudicar a imagem da
empresa.
Antes da denúncia anônima em
Brasília, outras três tinham sido feitas contra aviões
da TAM entre julho e agosto deste ano. Nesse período,
foram feitas denúncias anônimas que não se confirmaram
nos aeroportos de Vitória, Salvador e Goiânia.
Francisco Leali
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