BUSCA Miner



Índice | Próxima

Visão borrada é sinal de alerta para deficiência visual

04/06/2000 12h12
ALCINO BARBOSA JR.
da Folha de S.Paulo

"A degeneração macular senil é a primeira causa de deficiência visual em idosos nos EUA e a segunda causa (de problemas de visão) nas classes sociais mais favorecidas no Brasil", afirma Newton Kara José, da USP.

Os primeiros sinais da degeneração são centro da visão borrado e impressão de que as linhas retas são retorcidas como um fio de telefone.

Com a progressão da doença, surgem manchas negras no meio do campo visual e a pessoa deixa de enxergar objetos que passam por essa área da visão.

"Os pacientes com degeneração macular não costumam ficar totalmente cegos porque, em geral, a visão periférica fica preservada", diz José Carlos Reys, da Unifesp.

O tratamento atualmente utilizado para a degeneração é a terapia fotodinâmica. O médico delimita a área doente da retina aplicando uma substância radioativa que fica impregnada na região inchada.

Depois é aplicado o raio laser na tentativa de controle da inflamação. A terapia fotodinâmica apenas retarda a progressão da doença.

"Existe também uma cirurgia em fase experimental que tenta mudar a posição da mácula na retina para que a pessoa volte a enxergar o centro da visão", afirma Reys.

Alimentação
Pesquisas com alimentos funcionais podem levar a novos medicamentos para a prevenção da degeneração macular senil.

Segundo Franco Maria Lajolo, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, substâncias presentes em vegetais e peixes estão relacionadas com o desenvolvimento da retina e do sistema nervoso.

"A luteinaezerxantina, um tipo de carotenóide (corante natural) encontrado no espinafre e no brócolis, é uma promessa na prevenção da degeneração macular."

Outra substância pesquisada é o ácido docosaexanóico, presente em alguns peixes de regiões frias. Já se sabe que ele é importante para a formação normal do cérebro e da retina.


Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA