BUSCA Miner



Índice | Próxima

Nova lista traz 2.672 motoristas que podem perder a habilitação em SP

06/06/2000 21h57
LARISSA SQUEFF, repórter da Folha Online

O Detran de São Paulo (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6), uma relação com 2.672 nomes de motoristas que podem ter a carteira de habilitação suspensa.

Os condutores citados na lista foram autuados e penalizados por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, nos últimos 12 meses, e atingiram ou ultrapassaram os 20 pontos permitidos por lei.

De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, todos os citados já receberam a notificação de que ultrapassaram o limite de pontos.

Quem não recebeu o documento, mas suspeitar que tenha ultrapassado os 20 pontos permitidos, deve comparecer ao Detran e pedir um extrato das multas. -
A lista divulgada contém o nome do motorista, o número da carteira de habilitação, o número de registro, que está escrito ao lado da categoria da carteira e a cidade.

A suspensão da carteira de habilitação varia de 1 a 12 meses. Quem tiver a carteira cassada deverá passar por um curso de reciclagem que é ministrado no próprio Detran.

De maio de 99 até hoje, mais de 54 mil pessoas atingiram a pontuação máxima prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Destas, cerca de 4 mil perderam efetivamente a carteira de motorista.

Isso acontece porque o motorista que ultrapassa os 20 pontos pode recorrer. Clique aqui para ver a lista dos motoristas que podem perder a carteira em São Paulo.

No caso do motorista citado estar recorrendo de alguma multa_ alegando que não foi ele quem cometeu a infração, por exemplo_ , ele poderá esperar o final do julgamento antes de ter o documento suspenso.

Outra alternativa é entregar a carteira de habilitação no Detran e esperar que as faltas sejam julgadas. O julgamento demora cerca de 30 dias e vai depender do tipo de infração cometida pelo motorista.

A penalidade é proporcional ao tipo de infração.Se os 20 pontos foram acumulados por estacionamento em local proibido, por exemplo, o tempo de suspensão da carteira é curto.

Aqueles que forem notificados ou tiverem o nome publicado na lista e não tomarem providências no prazo de 30 dias, terão o número de registro da carteira da habilitação bloqueado automaticamente.

No caso do motorista ser parado durante uma fiscalização, o número bloqueado aparecerá instantaneamente. A carteira será apreendida e o motorista terá de pagar multa de 180 ufirs.

O prazo para recorrer das multas e entregar a carteira ao Detran é de 30 dias a partir de hoje.

Clique aqui para ver a lista dos motoristas que podem perder a carteira em São Paulo.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA