BUSCA Miner



Índice | Próxima

Unesco lança manifesto pela paz no planeta

15/05/2000 20h32
LUANA GARCIA
repórter da Folha Online

A Unesco (Organização da Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) lança oficialmente, na noite desta segunda-feira (15), o “Manifesto 2000 - Por uma Cultura de Paz e Não Violência” em uma cerimônia na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O documento é redigido por um grupo vencedor de Prêmios Nobel da Paz, que inclui Nelson Mandela, Dalaï Lama, Desmond Tutu e Mikhail Gorbatchev.

A expectativa do manifesto seria apresentar 100 milhões de assinaturas à Assembléia Geral das Nações Unidas em sua reunião prevista para setembro deste ano. “A intenção é mostrar que, no novo milênio existem 100 milhões de pessoas que trabalham por uma cultura de paz no mundo”, afirma Sylvio Novelli, assessor de imprensa da Associação Palas Athena, uma das organizadoras do evento desta noite.

Segundo informações da assessoria de imprensa da entidade, o manifesto foi criado durante as comemorações do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos humanos, em Paris, capital da França. A não-violência, o diálogo, a tolerância, a reconciliação, a justiça e a solidariedade no cotidiano seriam alguns dos principais compromissos.

Para Sylvio Novelli, tanto o documento como a obtenção das assinaturas teriam um valor simbólico. “O objetivo seria caminhar na direção de um senso de responsabilidade comum, incentivando às gerações futuras a colocarem em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz”, diz.

Cerimônia

A cerimônia de lançamento do manifesto é promovida pela Unesco em conjunto com a Associação Palas Athena e uma série de organizações não governamentais.

O evento pretende reunir representantes das mais diversas crenças em uma celebração inter-religiosa. Monges beneditinos, rabinos, umbandistas, presbiterianos, espíritas e budistas já confirmaram presença.

Figuras de grande notoriedade na imprensa, como o jornalista e historiador Heródoto Barbeiro (que falará sobre o tema “Ouvir para Compreender”), e Mário Mantovani, presidente da S.O.S. Mata Atlântica (que falará a respeito da preservação do planeta) estarão expondo os 6 tópicos do documento.

O encerramento da cerimônia fica a encargo do Coral de Resistência de Negros Evangélicos, sob a regência do Maestro Moisés da Rocha, e contará com a participação da cantora lírica Celine Imbert.

Os interessados que não comparecerem ao evento desta noite podem assinar o manifesto via Internet, através do endereço: http://www.unesco.org/manifesto2000.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA