Índice | Próxima

Vazamento de óleo em São Sebastião chega a 7,2 mil litros

José Benedito da Silva 20/03/2000 19h58
Da Folha de S.Paulo

Um vazamento de 7.250 litros de óleo ocorrido na última quinta-feira no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, atingiu 17 das 36 praias de Ilhabela na última quinta-feira.

No dia seguinte ao acidente, a Petrobras havia informado que o vazamento era de 450 litros.

A quantidade oficial foi anunciada nesta segunda-feira (20) pela Petrobras após reunião com representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Segundo a Petrobras, a estimativa inicial foi fornecida pelo navio-tanque Mafra, que pertence à Fronape (Frota Nacional de Petroleiros) e transportava o óleo que foi lançado ao mar.

A empresa afirma que o erro de avaliação não acarretou prejuízo, já que em qualquer acidente é disponibilizado todo o aparato de segurança para conter os danos.

O acidente é o pior envolvendo o Tebar desde agosto de 98, quando um vazamento de 15 mil litros de óleo do petroleiro Maruim, da Petrobras, atingiu 31 praias de São Sebastião e Ilhabela e causou o pior desastre ambiental do arquipélago em dez anos.

O vazamento de quinta-feira já atingiu uma extensão de costa de cerca de 60 km, entre o extremo sul e o extremo norte de Ilhabela. O município tem 119 km de costa.

A mancha mais distante do terminal, segundo Nivaldo Simões, coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, atingiu a praia de Bonete, a 35 km em linha reta de distância do Tebar. Devido à distância, a Petrobras contratou moradores da praia para fazer a contenção e remoção do óleo.

Ventos fortes e o mar agitado têm dificultado o trabalho das equipes de limpeza _que envolve mais de cem homens_ e ajudado a espalhar o óleo em torno do arquipélago.

Devido ao vazamento, a Petrobras será multada pela Cetesb em 10 mil Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). A multa é a maior fixada pelo órgão _em torno de R$ 92 mil_ e é a 15ª aplicada ao Tebar desde 94.


Clique aqui para ler mais notícias de geral na Folha Online.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.