Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaWelcome  
E S P E C I A L
EUA
Eleição 96
* * * * * * * * * * * * * * * * *
Partido BILL CLINTON

Vitória fácil

Mesmo com diversos casos polêmicos em seu governo, o presidente Clinton consegue seu segundo mandato graças a uma economia saudável

BOL 21/11 21h22

Divulgação

Bill Clinton tinha apenas 46 anos quando foi eleito o 42º presidente dos EUA, em 1992. Catorze anos antes ele havia se tornado o mais jovem governador americano ao assumir o executivo do estado de Arkansas. Apesar de formado em Direito pela Yale, uma das universidades mais respeitadas do país, e de ter sido considerado brilhante em sua formação, Clinton tem se mostrado vulnerável a ataques contra seu caráter.

Versões conflitantes de como ele conseguiu dispensa do serviço militar durante a Guerra do Vietnam, acusações de infidelidade conjugal, e, depois de eleito presidente, suspeitas de que cometera irregularidades no caso do empreendimento imobiliário Whitewater, causaram muita polêmica durante seu mandato. A campanha a um novo mandato também foi tumultuada pela acusação de que funcionários da Casa Branca haviam recolhido cerca de 700 documentos do FBI com informações a respeito de republicanos.

Nos primeiros dois anos na Casa Branca, Clinton obteve resultados modestos. Ele levantou uma polêmica acirrada e enfrentou resistência dos setores conservadores ao fazer campanha pela admissão de gays nas Forças Armadas. Os republicanos vetaram a permanência de tropas no Haiti. Mas a derrota mais visível foi a rejeição do projeto de reforma do sistema de saúde, liderado pela primeira-dama Hillary Rodham Clinton. Sua maior vitória foi a aprovação do North American Free Trade Agreement (Nafta) - o mercado comum com Canadá e México -, obtida com quase unanimidade dos republicanos mas combatida pelos seus correligionários democratas.

Muitos analistas atribuem parte do fracasso dos democratas nas eleições parlamentares de 1994 a uma suposta fraqueza de Clinton. Mas ao enfrentar a oposição do presidente da Câmara republicano Newt Gingrich, o presidente conseguiu recuperar-se politicamente, fazendo vingar a imagem perante a opinião pública de que o projeto republicano para o país era radical e distante dos objetivos do americano médio.

Clinton diluiu as críticas do GOP (Grand Old Party - apelido do Partido Republicano) prometendo atacar temas tradicionalmente republicanos como combate ao crime, reforma da seguridade social e estabeleceu um plano de sete anos para reequilibrar o orçamento federal, motivo de séria disputa em 1995.

No primeiro semestre de 1996, a administração Clinton fez uma ofensiva e causou estragos nas pretensões eleitorais do Partido Republicano que resistiu a um aumento do salário mínimo. As taxas de aprovação do seu governo subiram ao ponto mais alto nos quatro anos enquanto o crescimento econômico contínuo e moderado ao longo dos quatro anos, permitiu que Clinton entrasse na campanha com a economia na situação mais saudável em anos.

Apesar de irritados com a sua em aprovar a reforma da seguridade social, os democratas resolveram se aglutinar em torno de Clinton, para não correr o risco de ter o GOP dominando Executivo e Legislativo. Foi a primeira vez em mais de 40 anos que um presidente em exercício do Partido Democrata não teve adversários na convenção. Mesmo com todas as polêmicas, Clinton conseguiu uma margem segura na maioria dos Estados. Mas ele vai ter de conviver pelo menos mais dois anos com um Congresso de maioria Republicana. A missão é negociar.

FICHA TÉCNICA
Nome William Jefferson Clinton
Data de nascimento 19 de agosto de 1946
Idade no dia da posse 50
Cidade Natal Little Rock, Arkansas
Formação Georgetown University (1968); Oxford University, Rhodes Scholar (1968-70); Yale University (1973)
Família Casado com Hillary Rodham Clinton; tem uma filha, Chelsea
Religião Batista
Cargos no Executivo Presidente dos EUA (desde 1993), Governador do Arkansas (1979 a 1993)
Cargos no Judiciário Procurador-geral do Arkansas (1977-79)

EUA Eleição 96 - Página inicial