Índice | Próxima

Rússia prevê fim de rebelião na Tchetchênia em 3 meses

Da AP 01/12/1999 17h30
Em Moscou

A ofensiva militar russa na Tchetchênia deve acabar com a rebelião muçulmana dentro de três meses, previu nesta quarta-feira (01) o ministro da Defesa, Igor Sergueyev.

Depois que Moscou enviou tropas a essa república separatista, há mais de dois meses, autoridades russas disseram, inicialmente, que os guerrilheiros tchetchenos seriam eliminados até o fim do ano.

"A situação dos bandidos está piorando", afirmou Sergueyev, em Moscou. "A operação russa continuará mais um, dois ou três meses", acrescentou.

Embora as forças russas tenham avançado rapidamente até os arredores da capital tchetchena, nos últimos dias os rebeldes mostraram crescente resistência.

A luta na linha de frente na Tchetchênia se concentra agora em dois povoados próximos a Grozni, à medida que as tropas russas tentam cercar a capital. Sergueyev indicou que até o fim desta semana os soldados russos controlarão a cidade de Argun, a cinco quilômetros a leste de Grozni e onde travam combates nos últimos dias.

Segundo testemunhas, os ataques aéreos da noite passada provocaram a morte de vários civis na aldeia de Goity, ao sul de Grozni, e muitos civis estão presos no povoado de Alkan-Yurt, a sudoeste de Grozni, devido ao constante
bombardeio russo.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.