Índice | Próxima

Albright tenta convencer Putin a deter ofensiva na Tchetchênia

Da AP 02/02/2000 16h32
Em Moscou

O presidente interino Vladimir Putin debateu nesta quarta-feira (2) durante quase três horas a ofensiva militar russa na Tchetchênia e o controle de armas com a secretária de Estado americana Madeleine Albright.

Mais tarde, Albright disse aos jornalistas que não tinha convencido seu anfitrião a deter a ofensiva na república separatista.

Contudo, acrescentou, Putin autorizou o chanceler russo Igor Ivanov a conversar com ela sobre uma proposta americana de enviar uma missão à Tchetchênia para uma "avaliação das necessidades humanitárias" e também aceitou sua sugestão de autorizar mais jornalistas a visitar a região.

Albright classificou seu encontro com Putin de intenso mas agradável.

Claramente impressionada com o ex-funcionário da KGB, a quem Boris Yeltsin nomeou presidente interino ao renunciar, em 31 de dezembro, Albright disse que Putin "é, evidentemente, um patriota russo" e acrescentou que ele ouviu o que ela tinha a dizer.

Putin afirmou que a Rússia tinha tomado uma resolução sobre a Tchetchênia e disse que seu governo estava sujeito a "certas pressões", referindo-se, evidentemente, à intensa campanha americana para que a Rússia diminua a pressão sobre a república separatista.

Um alto funcionário informou que o presidente interino prometeu tentar reformar o código fiscal russo, que foi alvo de queixas do presidente americano Bill Clinton.

Albright disse que Putin se comprometeu a promover a ratificação parlamentar de um tratado de 1993 de reduções no número de ogivas nucleares de longo alcance dos dois países.

A funcionária americana exortou a Rússia a se esforçar mais para controlar suas exportações de tecnologia nuclear.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.