Índice | Próxima

Presidente do partido conservador alemão diz que não irá renunciar

Da AP 11/01/2000 20h01
Em Berlim

O presidente do partido conservador da Alemanha, envolvido por sua própria admissão no escândalo de doações políticas condenáveis que cerca o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, insistiu nesta terça-feira (11) em que não renunciará.

"Não tenho, absolutamente, nada a ocultar", declarou em entrevista Wolfgang Schaeuble, que assumiu a direção da União Democrata-Cristã após a derrota eleitoral de Kohl em 1998.

Schaeuble admitiu ter recebido uma doação equivalente a 52.000 dólares de um empresário alemão-canadense cujo nome surgiu no escândalo de Kohl.

Mas, Schaeuble, que na ocasião era chefe do bloco parlamentar do partido, disse que nada fez de impróprio porque, simplesmente, entregou o dinheiro à então tesoureira Brigitte Baumeister, que era responsável pelos livros contábeis.

O partido não podia aceitar legalmente o dinheiro porque o doador, Karlheinz Schreiber, não queria aparecer nos livros.

Os promotores de Bonn, que consideram a possibilidade de apresentar acusações criminais contra Kohl por manter contas partidárias ilegais na década de 90, disseram hoje que não tinham base para ampliar sua investigação de forma a incluir Schaeuble.

Kohl admitiu ter recebido pessoalmente até o equivalente a um milhão de dólares em doações secretas e ter mantido o dinheiro fora dos livros do partido. Mas, se negou a identificar os doadores, alegando que não quebraria sua palavra de honra de não revelar as identidades.

O assunto abala a imagem dos conservadores quando começam a se recuperar da derrota eleitoral que sofreram em 1998 do Partido Social Democrata do chanceler Gerhard Schroeder. Os dirigentes conservadores começaram a se afastar de Kohl, que dirigiu o partido durante 25 anos.

Enquanto isso, o Parlamento investiga se durante os 16 anos de governo de Kohl houve alguma influência das doações secretas, o que Kohl negou categoricamente.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.