Índice | Próxima

Avião norte-americano resgata médica doente na Antártida

Das agências internacionais 16/10/1999 04h46

Apesar das desfavoráveis condições climáticas no pólo Sul, um avião militar de carga dos Estados Unidos completou, neste sábado, sua missão de resgatar uma médica norte-americana que sofre de câncer de mama.

O Hércules LC-130, equipado com esquis para aterrissar no gelo polar, resgatou a doutora Jerri Nielsen do posto de investigações Amundsen-Scott da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Nielsen foi levada até a base McMurdo na costa da Antártida.

A Força Aérea norte-americana confirmou a chegada do avião em McMurdo.

A viagem de 2,6 mil quilômetros já havia sido adiada várias vezes devido às baixas temperaturas na região.

Nesta madrugada, a temperatura havia chegado a -55ºC. A temperatura de -50ºC é o limite mínimo estabelecido para que os aviões estacionados na base de McMurdo, na costa do Atlântico, realizem missões de resgate, a 1,3 mil quilômetros de distância.

As aeronaves têm dificuldades para funcionar em temperaturas de -50ºC porque o intenso frio causa lentidão nos sistemas hidráulicos que controlam o trem de pouso.

A doutora Nielses foi atendida por outro médico na estação Amundsen-Scott, onde uma equipe de 41 pessoas se dedica a diversos assuntos -desde a paleontologia até estudos sobre a camada de ozônio.

Existe a informação de que Nielsen já havia sido submetida a um tratamento de quimioterapia.



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.