Anterior | Índice

Suíça reclama de danos da Otan a casa de embaixador

AP 21/05/99 16h05
De Berna

A Suíça encaminhou nesta sexta (21) uma dura e formal reclamação à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e aos Estados Unidos pelos danos que um bombardeio da aliança causou na residência de seu embaixador em Belgrado e exigiu que a aliança adote medidas mais eficazes para poupar os edifícios diplomáticos na capital iugoslava.

A embaixadora americana na Suíça, Madeleine Kunin, apresentou o pedido de desculpas de seu governo ao ministro das Relações Exteriores suíço, Joseph Deiss, pelo incidente, em que, durante um ataque aéreo da Otan a um depósito de combustíveis vizinho, foram destruídas as janelas na fachada da residência do embaixador suíço, no momento em que se realizava uma recepção. A Suíça, que é neutra e não integra a Otan, representa os interesses dos Estados Unidos na Iugoslávia.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores suíço, Monica Schmutz Cattaneo, apresentou a reclamação diplomática à Otan e aos Estados Unidos, enfatizando que as diversas embaixadas têm que ser poupadas nos futuros bombardeios.

Não houve feridos no incidente, ocorrido um dia depois de a embaixada da Suécia também sofrer danos num bombardeio da Otan. Mas os convidados à recepção do embaixador suíço, Paul Wipfli, precisaram se proteger às pressas dos fragmentos de vidro que caíram no interior do edifício.


Anterior | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.