BUSCA Miner



Índice | Próxima

Mergulhador encontra destroços do avião do escritor Saint-Exupéry

27/05/2000 16h04
da Reuters
em Paris

Um mergulhador francês encontrou os destroços do avião do escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, segundo informou neste sábado (27) o jornal Le Figaro.

O mergulhador Luc Vanrell, de 41 anos, contou que encontrou e fotografou o avião no fundo do mar perto de Marselha, no sul da França, seguindo indicações de um pescador que, em 1998, achou uma pulseira pertencente ao autor de "O Pequeno Príncipe".

"O local fica nas proximidades de onde o pescador Jean-Claude Bianco encontrou, em sua rede, uma pulseira com o nome do escritor e aviador", disse Vanrell, que se recusou a informar o lugar exato por temer que fosse pilhado.

O avião de Saint-Exupéry, um Lockheed Lightning P38 modificado, caiu no mar em 31 de julho de 1944. O corpo do aviador nunca foi recuperado.

Saint-Exupéry morreu quando realizava uma missão de reconhecimento aéreo, e as circunstâncias em que se deu o desastre nunca foram esclarecidas.

Vanrell disse ao Le Figaro que localizou o avião, mas que "ele está totalmente coberto de areia e seus destroços estão espalhados por uma área muito grande".

O historiador Philippe Castellano disse ao jornal que os arquivos alemães mostram que o avião de Saint-Exúpery, até hoje um dos autores mais lidos na França, não foi abatido nem por aviões de combate nem por canhões antiaéreos. Na época, em plena Segunda Guerra, a França se encontrava sob ocupação alemã.

"Saint-Exupéry pode ter sido vítima de uma falta de oxigênio em alta altitude, ou de um problema de saúde, haja visto que já não era jovem. Seu motor pode ter sido avariado e, infelizmente, dado seu estado de ânimo na época, não podemos excluir a hipótese do suicídio", disse o historiador.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA