BUSCA Miner



Índice | Próxima

Veteranos da Guerra do Golfo apresentam perda de massa encefálica

27/05/2000 16h22
da Reuters
em Washington

Um exame feito em cérebros de veteranos norte-americanos da Guerra do Golfo que adoeceram após o conflito mostrou evidência de uma significativa perda de massa encefálica, afirmaram pesquisadores.

Veteranos doentes apresentaram até 20% menos células em algumas áreas do cérebro, constatou uma equipe de cientistas do Centro Médico do Sudoeste, da Universidade do Texas.

Os pesquisadores afirmaram que a perda de massa encefálica era comparável à verificada em pacientes com doenças neurológicas degenerativas, como esclerose múltipla.

Robert Haley e colegas realizaram exames de espectroscopia por ressonância magnética em 22 membros do batalhão de construção da Marinha dos EUA e os compararam com exames de 18 veteranos saudáveis do mesmo batalhão.

Eles repetiram as análises com seis veteranos que os médicos afirmam ter a Síndrome da Guerra do Golfo.

"O fato de termos encontrado anormalidades nas células do cérebro de veteranos de diferentes batalhões e de diferentes locais do país aumenta as possibilidades de tais anormalidades serem comuns entre os soldados do país", disse Haley.

Em artigo publicado na revista Radiology, os pesquisadores afirmaram que poderiam relacionar os danos cerebrais com sintomas encontrados em veteranos como dores nas articulações, fadiga, tontura e confusão mental.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA