Índice | Próxima

Milosevic está disposto a cooperar, diz Primakov

Reuters 30/03/99 14h39
De Bonn

O primeiro-ministro russo Yevgeny Primakov disse nesta terça que o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic apresentou seis condições para redução da presença militar iugoslava em Kosovo e o retorno dos refugiados aos seus lares.

"Ele (Milosevic) está disposto a cooperar. Se o bombardeio parar ele estará pronto a reduzir a presença militar na região", disse Primakov aos repórteres em Bonn. "Achamos a situação promissora", disse o primeiro-ministro.

"Em geral, é um bom começo", disse Primakov ao chegar ao aeroporto de Bonn para um encontro com o chanceler alemão Gerhard Schroeder. Primakov reuniu-se nesta terça, por cerca de seis horas, com o presidente iugoslavo.

Milosevic estará preparado para aceitar que os "refugiados pacíficos" retornem a Kosovo se as condições forem aceitas, disse Primakov.

Milosevic, que raramente dá declarações públicas em pessoa, espera que Primakov seja capaz de persuadir a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a parar os ataques aéreos contra alvos iugoslavos. A Otan começou sua campanha militar há pouco mais de uma semana na tentativa de por fim ao conflito entre as forças iugoslavas e a etnia albanesa de Kosovo, e forçar Milosevic a concordar com o plano de autonomia para a província, implantado por tropas da organização.


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.