BUSCA Miner



Índice | Próxima

Cientistas criam tomate com alto nível de beta-caroteno

30/05/2000 12h37
da Reuters
em Washington (EUA)

Cientistas anunciaram na segunda-feira (29) que desenvolveram uma variedade de tomate que contém três vezes mais beta-caroteno que o normal.

Peter Bramley e colegas da Universidade de Londres, a empresa Zeneca Plant Sciences e cientistas do Japão e da Alemanha afirmaram haver desenvolvido por meio da engenharia genética um tomate que contém maiores índices de beta-caroteno, substância que o organismo de seres humanos transforma em vitamina A.

Em artigo na edição de segunda-feira (29) da revista “Nature Biotechnology”, os cientistas disseram que as alterações genéticas foram mantidas em quatro gerações subsequentes do tomate, o que as torna estáveis.

A vitamina A é um nutriente importante. Carência da substância foi associada a doenças no coração, alguns tipos de câncer, degeneração muscular e problemas de visão que podem levar à cegueira.

Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), entre 1 milhão e 2 milhões de mortes de crianças entre 1 e 4 anos de idade poderiam ser evitadas se elas apresentassem maiores índices de vitamina A.

Os cientistas alteraram o código genético do tomate por meio da inserção de um gene levado por uma bactéria. A variedade resultante produz até 3,5 vezes mais beta-caroteno que os tomates normais.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias da agência Reuters na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA