BUSCA Miner



Índice | Próxima

Clinton propõe novo pacto de cooperação com a Europa

30/05/2000 12h56
da Deutsche Welle
em Lisboa (Portugal)

O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, convidou os europeus para novas formas de cooperação e metas, nesta terça-feira (30), em Lisboa.

"Eu desejo não só que as nossas relações se consolidem, mas que enfrentemos desafios além de nossas fronteiras", disse Clinton ao chegar em Portugal, a primeira etapa de sua última visita à Europa como presidente.

Como exemplo de desafios, ele citou o combate à Aids na Ásia e África e à crescente diferença entre os países ricos e o resto do mundo. "Para isso precisamos de renovação, fantasia e coragem", afirmou.

Essas seriam as características de Portugal há séculos, disse Clinton ao ser recepcionado pelo presidente português, Jorge Sampaio. A cerimônia foi na Torre de Belém, de onde os descobridores, como Vasco da Gama, partiram em suas caravelas para as grandes viagens.

O presidente português também lembrou os descobridores como os precursores da globalização da atualidade. Ele apelou à responsabilidade comum dos europeus e norte-americanos para reagir à falta de solidariedade e contra as injustiças no mundo globalizado.

O primeiro dia da visita de Clinton a Portugal está sendo dedicado a conversações com o governo sobre a missão de paz em Timor Leste, com participação majoritária de soldados portugueses.

Segurança na Internet

Nesta quarta-feira (31), Clinton vai participar, em Lisboa, da conferência de cúpula dos Estados Unidos com a União Européia, cuja presidência atual é de Portugal.

Ao término das conversações, deverão ser anunciados esforços conjuntos para maior segurança na Internet e na luta contra a Aids.

Com o encarregado da política de segurança da UE, Javier Solana, e o comissário de Relações Exteriores, o presidente norte-americano vai discutir sobre a situação nos Bálcãs e na Rússia.

Os dois europeus estiveram nesta segunda-feira (29) com o presidente russo Wladimir Putin, em Moscou. Depois de visitar Portugal e a Alemanha, Clinton seguirá sábado para a Rússia.

Menos harmônica deverão ser as conversações sobre o comércio, dada a fartura de questões polêmicas entre Washington e a União Européia.

Como, por exemplo, a abertura dos mercados de telecomunicações europeus, a carne norte-americana com hormônios e o problema das bananas, que os europeus preferem importar de suas ex- colônias africanas.

Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA