BUSCA Miner



Índice | Próxima

Opositores preparam protestos contra pacote argentino

30/05/2000 14h03
da AP
em Buenos Aires (Argentina)

O severo programa de ajuste, anunciado pelo presidente argentino, Fernando de la Rúa, será um esforço ‘sem sentido‘ se não for acompanhado de um aperto aos privilégios e aos sonegadores. Foi o que afirmou o vice-presidente, Carlos Alvarez, ao comentar as críticas contra as medidas fiscais, que vão implicar num corte de gastos estimado em US$ 938 milhões.

As medidas, segundo Alvarez, visam colocar em ordem as deficitárias contas fiscais da Argentina. Essas contas serão analisadas, a partir de quarta-feira (1), por uma missão do FMI (Fundo Monetário Internacional).

A principal queixa dos trabalhadores e de setores políticos, inclusive alguns que apóiam o governo, é de que o ajuste terá quase todo o seu peso jogado sobre os ombros dos 140 mil funcionários públicos. Além da redução de salários, o pacote de corte nos gastos prevê demissões no serviço público.

Os opositores das medidas de austeridade já avisaram que vão traduzir seu descontentamento em protestos. Eles começam na quarta-feira, com uma concentração pública em repúdio à chegada da missão do FMI. E, na próxima semana, será definida uma greve geral.

Clique aqui para ler mais notícias
internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA