BUSCA Miner



Índice | Próxima

Ioga reduz pressão sanguínea, sugere estudo norte-americano

30/05/2000 15h20
da Reuters
em Nova York (EUA)

Reduzir a pressão sanguínea e aliviar o estresse pode ser possível com algo tão simples quanto uma respiração profunda, sugere um estudo publicado na reunião anual da Sociedade Americana de Hipertensão, em Nova York. Resultados do estudo mostraram que a ioga, sob a forma de respiração controlada, reduziu a pressão sanguínea de pessoas sujeitas a estresse mental.

B.H. Sung e seus colegas do Hospital Kaleida Health-Millard Fillmore, em Buffalo, Nova York, mediram até que ponto a prática da ioga e o costume de ouvir música erudita ou sons da natureza são capazes de reduzir o estresse.

Doze pessoas, entre 22 e 55 anos de idade e com pressão sanguínea normal, tiveram que cumprir, durante cinco minutos, tarefas que provocam estresse mental. Para avaliar os níveis de estresse os pesquisadores mediram os aumentos no ritmo das batidas cardíacas e da pressão sanguínea das pessoas.

Os resultados obtidos indicam que a pressão sanguínea sistólica -o primeiro número apresentado numa leitura de pressão sanguínea, que reflete a pressão do sangue no momento da contração cardíaca- voltou ao normal em 3,7 minutos, em média, sem qualquer intervenção. Quando os sujeitos praticaram respiração profunda, a pressão sistólica voltou ao normal em 2,7 minutos, uma redução significativa de tempo.

Ouvir música clássica reduz a pressão sistólica em 2,9 minutos, e ouvir sons da natureza, em 3 minutos, constataram os pesquisadores. Nenhuma das técnicas produziu qualquer redução significativa no tempo levado pelo coração para recobrar seu ritmo normal, observaram Sung e seus colegas.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA