BUSCA Miner



Índice | Próxima

Gateway vai usar chips da Transmeta

da Reuters 30/05/2000 18h04
em San Diego

A Gateway, segunda maior vendedora direta de PCs nos Estados Unidos, disse nesta terça (30) que vai usar um processador e um sistema operacional da Transmeta em aplicações para acesso à Internet que está desenvolvendo em parceria com o provedor America Online.

O anúncio é o último exemplo de como os fabricantes de computadores estão se afastando da configuração padrão de PCs, com chips da Intel e sistema operacional "Windows", da Microsoft.

A Gateway, que começou a investir na Transmeta no mês passado, disse que vai usar o chip Crusoe e uma versão do sistema operacional alternativo "Linux". A empresa elogiou o aumento da vida útil da bateria do chip, seu menor tamanho e capacidade de funcionar em temperaturas menores.

As ferramentas para Internet, que são versões "light" dos PCs, criadas para usos específicos como navegar na Web, são projetadas para serem colocadas na cozinha ou eventualmente levadas por toda a casa, como equipamentos sem fio sempre conectados à Internet.

A Transmeta, que desenvolveu seu chip secretamente e o revelou em janeiro, foi fundada por David Ditzel, projetista de hardware da Sun Microsystems, Paul Allen, co-fundador da Microsoft, pelo financista George Soros e pelo Deutsche Bank AG, entre outros.

No mês passado, a Transmeta disse que levantou US$ 80 milhões em financiamento de fabricantes de PCs como a Gateway, a Compaq e outros fabricantes.

As ferramentas para Internet vão executar automaticamente uma versão personalizada do serviço da AOL, que vai mostrar páginas da Web e terá recursos como e-mail.

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA