Índice | Próxima

Sete cadáveres são encontrados no sul da Colômbia

Das agências internacionais 31/12/1999 01h52

Autoridades colombianas encontraram, nesta quinta-feira, cadáveres de sete pessoas -em um local próximo à área desmilitarizada (local constituído há cerca de um ano, no sul do país, para facilitar as negociações de paz do governo da Colômbia com as Farc (maior guerrilha do país, maxista).

O diretor da polícia colombiana, general Alfonso Arellano, disse que os corpos -com ferimentos a tiros- foram encontrados entre os povoados de El Paugil e Cartagena del Chairá.

Arellano disse que três mortos vestiam uniformes militares, mas ainda nenhum deles havia sido identificado.

De acordo com as autoridades locais, os cadáveres foram resgatados com o auxílio da Cruz Vermelha da Colômbia.

No dia 7 de novembro do ano passado, o governo do país retirou as tropas militares da região, para evitar confrontos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).


Entenda a crise na Colômbia

A Colômbia vive um conflito em que se enfrentam guerrilheiros de esquerda, Exército e forças paramilitares direitistas.

Os principais grupos guerrilheiros são as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o ELN (Exército de Libertação Nacional), que controlam 40% do território do país.

O conflito, iniciado nos anos 60, já causou mais de 35 mil mortes nos últimos dez anos.


Conheça as Farc

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) formou-se em 1964, mas adquiriu o nome atual em 66. Originalmente, tinha ligação com o Partido Comunista colombiano (de tendência soviética). É o maior grupo guerrilheiro, com cerca de 15 mil homens.

O governo iniciou conversações de paz com as Farc no início do ano. Para negociar, o grupo exigiu que o Exército abandonasse uma área de 42 mil km2. O início das negociações foi adiado várias vezes e ainda não há nova data marcada.

Colaborou a Agência Folha


Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.