Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   FHC quer apressar votação da reeleição

Emenda vai ao plenário da Câmara no dia 15

Agência Folha 06/01/97 19h51
De Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu acelerar a votação na Câmara do projeto que permite a sua própria reeleição. Para garantir a aprovação da emenda, o PFL endureceu o jogo e promete retirar da comissão especial um deputado que ameaçava votar contra. A votação da emenda terá que ser feita em sessões extraordinárias para cumprir o calendário estabelecido pelos governistas. Nesta segunda (6) começou o período de convocação extraordinária do Congresso.

Em plenário, a emenda será votada em primeiro turno na quarta-feira, dia 15, à noite, no prazo mais curto possível após a votação na comissão especial, marcada para o dia 13. O governo estava impedido de colocar o projeto em votação na comissão antes do dia 13 (segunda-feira) por causa do risco de uma rebelião no PMDB. O partido exigiu que a matéria fosse analisada somente após a realização de sua Convenção Nacional, no dia 12. A marcha acelerada será mantida no segundo turno, previsto para o dia 22, também em uma sessão extraordinária, à noite.

A vítima do PFL é o deputado Philemon Rodrigues (PTB-MG), que não vai mais participar da comissão especial por ameaçar votar contra a reeleição.