UDR pode ressurgir em nível nacional

Conflitos de terra e juros motivam reorganização

Agência Folha 21/02/97 20h14
De São José do Rio Preto (SP)

Sem-Terra O presidente da UDR em Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo), Roosevelt Roque dos Santos, prevê o ressurgimento da entidade em caráter nacional ainda este ano. "Quando decidimos reorganizar a UDR, combinamos que só voltaria se nascesse das bases, e é isso que está acontecendo", disse.

A UDR (União Democrática Ruralista) em Presidente Prudente foi a primeira a ser recriada, em setembro do ano passado, em razão das constantes invasões de terra promovidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado.

Nesta sexta-feira, fazendeiros do sul do Pará anunciaram que também querem recriar a entidade na região. Esta seria a terceira regional da UDR a ser recriada.

A segunda foi a de Nova Andradina (MS), no final de janeiro, com colaboração política de Roosevelt dos Santos. Fazendeiros da região de Paranavaí (PR) também articulam a reorganização da UDR. Uma reunião na próxima sexta-feira, com a presença de Santos, deve selar a decisão.

Para Santos, além das invasões do MST, a política econômica do governo federal, "com altas taxas de juros e falta de financiamento agrícola, leva à descapitalização" e consequente reorganização dos fazendeiros.

Leia também