Reeleição é aprovada em segundo turno

Emenda tem 369 votos a favor

Agência Folha 25/02/97 20h48
De Brasília

Reeleicao O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta terça-feira a emenda da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos por 369 votos a favor, 111 votos contra e 5 abstenções. O resultado mostra que o governo obteve 60 votos de vantagem - eram ecessários 308 votos para aprovação da emenda. A expectativa do governo era aprovar a emenda com cerca de 360 votos. O texto foi aprovado em segundo turno na Câmara e agora irá ao Senado, também para duas votações. No primeiro turno, a Câmara aprovou a emenda da reeleição por 336 votos.

Os partidos de oposição apresentaram DVSs (Destaques Para Votação em Separado) pedindo votação separada para a reeleição de governadores e prefeitos, mas o recurso foi negado pelo presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP). O PT apresentou também emenda de redação, aprovada logo após a votação da reeleição, especificando que a reeleição valerá ''para um único período subsequente''. A alteração foi acertada antes da votação da emenda com os líderes dos partidos. O ministro de Assuntos Políticos, Luiz Carlos Santos, foi exonerado do cargo por um dia para reassumir a vaga de deputado e votar pela aprovação da emenda. Isso já havia ocorrido na votação em primeiro turno.

O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o resultado da votação da reeleição, em segundo turno na Câmara, ''com satisfação'', disse o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral. Segundo ele, FHC foi informado, por telefone, do resultado -ele não teria interrompido sua agenda para acompanhar a votação pela TV, como fez no primeiro turno, no último dia 28.

O porta-voz disse ainda que o presidente ''Está confiante que a sintonia da base parlamentar se repetirá na votação das reformas, especialmente as da Previdência e administrativa''. Segundo Amaral, FHC vai se empenhar ''pessoalmente'' para que isso aconteça.

Leia também

Fórum