Primeira páginaÚltimas notíciasPolíticaEconomiaInternacionalEsportesTecnologiaCulturaGeral   Ministros reforçam campanha de Temer

Peemedebista quer conquistar votos do PPB na Câmara

Agência Folha 29/01/97 18h48
De Brasília

Reeleicao A campanha do líder do PMDB, Michel Temer (SP), para a presidência da Câmara dos Deputados será reforçada com a atuação direta dos ministros que integraram o comando da campanha pela aprovação da emenda da reeleição. Os ministros das Comunicações, Sérgio Motta, de Assuntos Políticos, Luiz Carlos Santos, da Educação, Paulo Renato Souza, e da Indústria, Comércio e do Turismo, Francisco Dornelles, vão participar do corpo-a-corpo com os deputados.

O comando da campanha de Temer começou na manhã desta quarta-feira (29) o mapeamento dos votos deputado a deputado. As primeiras estimativas do partido, com base em informações de líderes partidários, indicam 265 votos a favor de Temer. Os vice-líderes do PMDB contam sobretudo com os votos do próprio partido e do PFL para garantir a eleição de Temer. Seriam 85 votos em cada bancada. Esperam 50 votos no PSDB, 20 no PPB, 10 no PTB e 15 nos pequenos partidos.

Para garantir os 99 votos do PMDB, o grupo de Temer começou na noite de terça um trabalho de reaproximação com os deputados que votaram contra a reeleição. Um jantar na casa do deputado Jurandir Paixão (SP) reuniu governistas e dissidentes. "O importante é o partido estar unido", disse Paixão.

O maior potencial de crescimento para a candidatura Temer está no PPB, segundo avaliam os peemedebistas. Eles esperam chegar aos mesmos 44 votos pepebistas que ajudaram a aprovar a reeleição para FHC. O maior obstáculo nesse partido é a candidatura do deputado Prisco Viana (PPB-BA). No PSDB, Temer divide votos com o candidato Wilson Campos (PSDB-PE).

Leia também

Fórum