Anterior | Índice | Próxima

PT mantém Buaiz mas exige que se afaste de FHC
 

Agência Folha 04/05/97 17h51
De São Paulo

O PT não expulsou o governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz, do partido, mas exigiu que ele se afaste do presidente Fernando Henrique Cardoso. Na reunião do Diretório Nacional encerrada neste domingo, em São Paulo, a ala que propunha a expulsão de Buaiz do PT teve 20 votos, contra 41 do setor que tenta ''enquadrar'' o governador do Espírito Santo sem apelar para a solução extrema. ''Vamos fazer a derradeira tentativa de recomposição'', afirmou o presidente nacional do PT, José Dirceu.

A resolução aprovada é crítica em relação a Buaiz. Começa ordenando a ''reconstituição'' da relação do governo estadual com os chamados ''setores da sociedade que compõem a base do projeto democrático-popular''. O trecho mais duro da nota é o que recomenda medidas e manifestações públicas de Buaiz ''para acabar com qualquer dubiedade sobre a sua posição em relação ao bloco de poder no país e sobre o essencial das políticas neoliberais do governo FHC''.

A bancada estadual do PT capixaba faz oposição a Buaiz. As divergências principais estão na reforma administrativa que o governador está fazendo. A nota do partido também adverte os deputados do PT capixaba ao pedir ''críticas num elevado nível de fraternidade''.



Anterior | Índice | Próxima