Índice | Próxima

Governo lança o programa Comunidade Ativa

Agência Folha 02/07/99 13h11
De Brasília

A primeira-dama, Ruth Cardoso, presidente do Conselho do Comunidade Solidária e o diretor do programa, Milton Seligman, apresentaram há pouco ao presidente Fernando Henrique Cardoso o programa Comunidade Ativa. Segundo Seligman, o programa tem uma meta inicial de atingir mil municípios até o ano 2000 e dá o primeiro passo com o atendimento a 133 localidades. Cinco em cada Estado e três no Distrito Federal.

Seligman explicou que este programa não substitui o Comunidade Solidária. O Comunidade Ativa é mais um dos programas do Comunidade Solidária. Esse novo programa parte da experiência de desenvolvimento local integrado e sustentável, tendo três linhas de ação básicas: investimento em capacitação de recursos humanos, investimento em capital social e a construção de uma oferta integrada de desenvolvimento, buscando uma nova cadeia produtiva em cada localidade.

O presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu pronunciamento durante a apresentação do Comunidade Ativa, disse que é importante que hoje haja novas formas de integração e esse programa trata de formar uma rede entre os setores público, privado e o chamado terceiro setor (ONGs).

Além de garantir o êxito do programa e de que suas metas serão alcançadas, o presidente criticou o modelo assistencialista hoje desenvolvido pelo Brasil. "Não podemos ter programas de entrega de cestas básicas indefinidamente, porque isso é uma vergonha. Temos de dispensar o assistencialismo.'' Para o presidente a solução é a geração de emprego e renda.

(Rose Ane Silveira/Carlos Brazil, do FolhaNews)


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.