Índice | Próxima

Políticos dizem ajudar sociedade civil

Da Folha de S.Paulo 11/04/2000 09h34

Reforçar o sistema de saúde e ajudar a sociedade civil organizada são os principais argumentos dos parlamentares para justificar a destinação de recursos orçamentários para entidades de direito privado sem fins lucrativos.

"A Assembléia de Deus faz um trabalho de educação fundamental em locais onde o Estado não chega, pois ela está em todos os municípios do Acre", diz o deputado José Aleksandro (PSL-AC).

Para o deputado Lincoln Portela (PSL-MG), a Fundação Cristiano Varella é filantrópica e merece receber recursos orçamentários para realizar um trabalho que não está sendo feito pelo governo.

Lael Varella (PFL-MG), criador da fundação, ressalta que ela presta atendimento gratuito à população da região de Muriaé.
Além de Portela, contribuíram com a fundação os senadores mineiros Arlindo Porto (PTB) e Francelino Pereira (PFL).

"Admito fazer um contrato de gestão com o governo e até mesmo doar o patrimônio da fundação para o Ministério da Saúde. Não estou construindo esse hospital para a minha família", afirma Lael Varella.

O petista Geraldo Simões, deputado federal pela Bahia, afirma que as Santas Casas são mais atuantes no setor da saúde do que o próprio governo. "Fui eleito com votos de Ilhéus e de Itabuna, por isso tenho que destinar recursos para a região", diz.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) afirma que não destina recursos para as instituições que não aplicam bem o dinheiro obtido por meio de suas emendas. "Estou sempre atento e sempre exijo uma prestação de contas."

O critério de Cunha Bueno (PPB-SP) na hora de apresentar emendas é conhecer o trabalho das instituições e colaborar com o trabalho filantrópico delas. "Estou arrependido de não poder dar mais dinheiro para essas entidades e fico chateado quando vejo um prejuízo de R$ 13 bilhões no Banco Central provocado pela ajuda dada aos bancos."

Para a senadora Emília Fernandes (PDT-RS), a ajuda financeira ao festival de música nativista em Santana do Livramento atrai turistas para a região e melhora a renda da cidade. "Desde que o dinheiro seja bem gerenciado e que haja uma fiscalização rigorosa, não vejo problema nenhum."

O deputado Márcio Reinaldo Moreira (PPB-MG) disse que sua ajuda ao coral Dom Silvério e a hospitais da região de Sete Lagoas (MG) "supre uma deficiência do Estado em relação à sociedade".

Para o senador Romeu Tuma (PFL-SP), que destinou R$ 1,03 milhão para a Fundação Zerbini, os recursos servirão para "melhorar o atendimento que já é prestado a centenas de pessoas do país inteiro". Ele diz que sempre ajudou instituições médicas e que 80% do serviço prestado pela Fundação Zerbini é gratuito.

Clique aqui para ler mais notícias sobre política na Folha Online.

Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.