Anterior | Índice | Próxima

Enéas promete nova moeda e defende bomba atômica
 

Agência Folha 15/07/98 19h48
De Belo Horizonte

O candidato do Prona à Presidência da República, Enéas Carneiro, disse nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, que criará uma nova moeda, lastreada em um produto nacional, para substituir o real, caso ganhe as eleições. ``O real não tem nada de real, é uma fantasia, uma ficção. É uma das coisas mais cínicas que já apresentaram à população'', disse, citando os minerais nióbio e quartzo como exemplo de riquezas possíveis de garantir o lastro.

Enéas falou por cerca de 80 minutos para uma platéia de prefeitos mineiros, no 15º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorre na capital mineira. As críticas à política econômica não ficaram restritas à moeda. Enéas disse também que vai ``tomar de volta'' todas as estatais importantes que foram privatizadas.

Durante o pronunciamento, o candidato do Prona voltou a defender uma antiga polêmica: a construção da bomba atômica. Mas esclareceu aos prefeitos que sua intenção não é usar o artefato em um possível conflito, mas sim tê-lo como instrumento de respeito. ``A bomba é um dos elementos de dissuasão estratégica. Com ela adquire-se respeito para impor, por exemplo, o preço dos nossos produtos e ``n'' outras coisas. Não há outra forma de negociação a não ser exigindo respeito e nós não somos respeitados lá fora exatamente porque somos considerados cidadãos de segunda classe'', disse.

Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.