Índice | Próxima

Empresa anuncia primeira identificação completa de genes humanos

Da Reuters 06/04/2000 16h49
Em Washington (EUA)

A Celera Genomics disse nesta quinta-feira (6) ter chegado ao fim da primeira fase do mapeamento dos genes de um ser humano ao concluir a "leitura" do código genético de um homem -agora a empresa terá de colocar os dados que colheu em uma ordem em que eles façam sentido.

A empresa norte-americana pretende ser a primeira a apresentar a sequência completa do genoma humano, que é a coleção de todos os genes do ser humano. Os genes contêm a receita da formação e do funcionamento dos seres vivos.

A Celera pretende usar os genes de cinco pessoas diferentes, que permanecerão anônimas, para elaborar a sequência final do genoma. Segundo um dos integrantes da equipe de pesquisa da empresa, os cinco fornecedores do material genético são indivíduos etnicamente bastante diferente.

A empresa começou a sua pesquisa em setembro, usando um método mais rápido que o utilizado pelo Projeto Genoma Humano, patrocinado por instituições públicas de diferentes países. Alguns críticos afirmam que os procedimentos da Celera não são cientificamente eficientes e levam a incertezas e lacunas.

O trabalho de ordenamento dos dados colhidos até aqui será feito pelos computadores. "Agora que completamos o sequenciamento dos genes de um ser humano, iremos ligar os computadores para ordenar o genoma humano", afirmou Craig Venter, presidente da empresa e chefe do escritório de pesquisas da empresa.

O sequenciamento é apenas o primeiro passo na compreensão do genoma humano. Ele não diz aos cientistas o que os genes fazem, ou por que processo do organismo cada gene é responsável. O sequenciamento apenas identifica quais elementos compõem os genes e em que ordem eles estão dispostos.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.


Índice | Próxima




O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.