Bate-papo do UOL ganha novo design

A maior estação de conversa on line do país tem novos recursos

Universo Online 27/02/97 02h43
De São Paulo

Reprodução
Bate-papo
Tela das salas por cidades e regiões, uma das novidades do Bate-papo do UOL
Os milhares de frequentadores do Bate-papo do Universo Online encontram a partir de agora uma estação totalmente reformulada. Recursos inéditos foram criados e mais salas foram abertas. O novo serviço foi aberto à 1h25 desta quinta-feira (27).

Logo na entrada da estação já se vai saber quantas pessoas conversam ao mesmo tempo naquele momento. O novo Bate-papo tem 153 salas fixas, com capacidade para 20 pessoas cada. Ou seja, a estação de Bate-papo do Universo Online comporta 3.060 pessoas conversando simultaneamente em tempo real. Isto sem contar as salas criadas para bate-papos com convidados.

Além de manter todos os recursos do bate-papo anterior, o novo serviço -montado em um visual mais moderno e sofisticado- acrescentou a possibilidade de alguém "espiar" as conversas sem entrar nas salas. As salas foram organizadas de maneira mais intuitiva e foram criados novos grupos de salas, como o de outras imagens, dedicado à fotografia não-erótica, histórias em quadrinhos e animações, e o de cidades e regiões geográficas do país.

Fica muito mais fácil de navegar dentro da estação e encontrar alguém para uma conversa. O novo design faz uso intensivo de "frames" (divisão da tela em regiões).

O recurso de buscar alguém nas salas a partir do nome continua disponível. Além disso, cada grupo de salas ganhou um mural de recados eletrônico, onde o usuário pode deixar recados para quem quiser.

Com isso, é possível, por exemplo, marcar um encontro com alguém, mesmo que essa pessoa não esteja conectada em nenhuma das 153 salas disponíveis. Por outro lado, se alguém com quem se havia marcado um encontro não aparece, o mural também serve para deixar um recado. As mensagens ficam disponíveis durante uma semana.

Identidade

Uma das novidades mais interessantes é o fato de o usuário não ter que escrever novamente um nome toda vez que mudar de sala. Pelo novo sistema, basta escolher o nome quando entrar na estação e ele servirá para todas as salas (há a possibilidade de mudar de nome quando desejado).

Isso não impede que o usuário use um nome de outra pessoa que já esteja no Bate-papo, desde que não entrem na mesma sala. Nesse caso, quem chega por último recebe uma mensagem do sistema pedindo para trocar de nome ou escolher outra sala.

A janela das mensagens também foi melhorada, ganhando um espaço extra pela eliminação da barra de botões do programa navegador. Por isso, é necessário que o navegador seja o "Netscape Navigator 2.0" ou o "Microsoft Explorer 3.0" (ou versões posteriores de ambos).

Quem quiser apenas um "preview" do que esteja acontecendo em uma sala pode contar com a opção "espiar". Disponível em todas as salas, mostra ao usuário a relação de todos que estão na sala e uma amostra recente da conversa para que decida se também entra ou não.

Esse tipo de acesso fica disponível mesmo que a sala esteja com sua lotação esgotada (20 pessoas por sala). Caso ainda haja vagas, o usuário tem a opção de entrar na sala imediatamente.

Para conversas reservadas, porém, não há "espionagem" que funcione. O recurso de se conversar reservadamente com alguém continua disponível. Sempre que o participante escolher conversar reservadamente, apenas o seu computador e o computador da pessoa com quem ele fala terão acesso à mensagem.

O novo sistema também oferece mais segurança para as pessoas que estão conversando. Ele impede, por exemplo, a publicação de fotos, sons ou animações em salas reservadas para comunicação por texto.