Descrição de chapéu jornalismo mídia

Leia discurso de homenagem de Otavio Frias Filho ao pai, Octavio Frias de Oliveira

Tenho um pai iluminista sem saber que é, disse jornalista em evento em 2002

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 25 de fevereiro de 2002, o jornalista Otavio Frias Filho fez um discurso em homenagem ao seu pai, Octavio Frias de Oliveira —publisher da Folha de 1962 até sua morte, em 2007— durante a inauguração da Cátedra de Jornalismo Octavio Frias de Oliveira na Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), em São Paulo.

Leia a íntegra do discurso.

Falar sobre o próprio pai é uma tarefa difícil. Quase todo filho idealiza seu pai. Um filho que faz ressalvas em relação ao pai bem merece o epíteto de "ingrato". E um filho que, ao contrário, elogia seu pai não faz mais que a obrigação.

Falta-lhe, além disso, isenção para elogiar alguém tão querido e tão próximo. Repetirá os lugares-comuns que todo filho diz sobre o pai. Se o pai em questão é alguém que adquiriu notoriedade em sua área de atuação, como é o caso, então a tarefa se mostra quase impossível.

O então publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira, ao lado do diretor de Redação, Otavio Frias Filho, no nono andar do prédio do jornal, em São Paulo - João Wainer - 24.mar.06/Folhapress

Não é por acaso que Cordélia, a filha exemplar de Shakespeare, quando perguntada sobre o que tinha a dizer sobre seu pai respondeu: “Nada." Instada uma segunda vez a se pronunciar, repetiu ainda: “Nada."

Shakespeare, que não desperdiçava falas, quis deixar bem clara a natureza moral da negativa de Cordélia. Felizmente não sou Cordélia e meu pai é quase o exato oposto do pai que dá seu nome àquela tragédia. Não é rabugento, como aquele, nem nunca foi despótico. Nada tem da melancólica mistura de vaidade e ingenuidade do pai de Cordélia. Não ambiciona o ócio como ele e uma aposentadoria tranquila e caprichosa. Ao contrário.

Penso que a admiração que hoje em dia cerca meu pai, atravessando de uma ponta a outra o espectro de opiniões, tem a ver com sua vitalidade, com sua disposição para continuar a trabalhar, a se interessar pelas coisas e a aprender.

Meu pai está hoje com 89 anos e segue seu ritmo de trabalho habitual. Participa de reuniões, acompanha planos de investimento, controla orçamentos, dá ideias de pautas, lê e copidesca editoriais. Até há poucos anos, ele seguia montando a cavalo, hábito ao qual somente renunciou depois de um apelo coletivo da família.

Como não é tarefa fácil falar sobre ele, vou me esquivar de discorrer sobre sua atuação como empresário, como personalidade da imprensa, como figura pública. De sua conduta pessoal, vou me ater a destacar dois aspectos apenas. Esses aspectos, além de me fascinarem, sempre me deixaram quase intrigado. É em tom de confidência, portanto, estranha confidência em público, que eu os abordo aqui.

O primeiro deles é que meu pai é um puritano. Essa definição soaria para um homem como ele um insulto. Meu pai despreza os puritanos, por achá-los hipócritas, e seria difícil alguém menos hipócrita que meu pai. Estou vendo daqui a cara de aborrecimento dele, entediado com nossa homenagem e agora contrariado por ser, ainda por cima, chamado de puritano e pelo próprio filho.

Meu pai fala palavrões, considera-se agnóstico e não é indiferente aos prazeres da mesa. E, às vezes, demora-se eventualmente a observar uma mulher que passa pelo recinto. O tema ainda é objeto de admoestações por parte da minha mãe. Não posso dizer que eles não briguem muito, sempre brigaram aliás. Mas outra coisa que me intriga é como é possível que duas pessoas tenham superado as vicissitudes do casamento a ponto de atingirem um estágio de comunhão e, não há outra palavra, de amor, que a maioria de nós dificilmente chegará a conhecer.

E, no entanto, ele é um puritano. É puritano nos hábitos austeros, quase espartanos. É puritano no apego à verdade, apego que só não é obsessivo porque é nele algo espontâneo e natural. É puritano em seu horror de causar dano a quem quer que seja e no costume, rigorosamente observado, de jamais falar mal de ninguém, mesmo de um outro desafeto.

O outro aspecto que pretendo mencionar é que sua inteligência viva e concreta, atributo que ninguém foi capaz de lhe negar, não se contém nas convenções. Não cabe nas hierarquias. Meu pai sempre foi irônico em relação a padres e militares. Peço perdão pela gafe se houver algum na sala.

Ele não acredita em nada exceto no mérito pessoal. Estruturas burocráticas, para ele, tendem a ser incompetentes. Ordens hierárquicas servem apenas para fomentar a mais tola vaidade. Verdades estabelecidas são quase sempre fantasias. Toda retórica, para ele, é ilusão.

Exibicionismo, no estilo narcisista tão em voga em nossos dias, é algo que ele desconhece. Nem mesmo a preocupação com a própria imagem, que em proporções razoáveis é normal em todo ser humano, tem um lugar importante na vida do meu pai.

Ele sempre gostou de fazer coisas. Coisas práticas e úteis. Conheceu altos e baixos na vida, ficou mais sábio por causa disso. Respeita o saber, a cultura e os livros, sou testemunha disso. Embora nunca tenha escondido que essa não é a área em que ele vai melhor. Sua ideologia, se posso chamá-la assim, sempre foi: Encontre sua vocação e faça o melhor que puder. Seja livre para ser feliz.

É o conselho que ele sempre teria dado aos filhos, se ele fosse de dar conselho. Não é.

Cedo, aprendi a conviver com a dúvida e o debate porque tenho um pai que é iluminista sem saber que é. É duro ser filho de um pai assim. Meus irmãos e eu ainda estamos tentando. Felizmente, ele continua conosco, cheio de amor pela vida e entusiasmo por qualquer novidade.

Quase todos os pais são, por definição, o melhor pai do mundo. Desculpem-me tomar o tempo de vocês para dizer duas, das várias razões, pelas quais o meu é.

Em 25 de fevereiro de 2002, o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018) fez este discurso em homenagem ao seu pai, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), na inauguração da cátedra de jornalismo com o nome do então publisher do jornal na Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.