Descrição de chapéu Humanos da Folha

Moacyr Scliar fantasiava realidade em crônicas inspiradas em notícias da Folha

Autor gaúcho manteve coluna Cotidiano Imaginário, em que escrevia 'histórias que esqueceram de acontecer'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Um menino em situação de rua, órfão e faminto decidiu imitar o som de gatos para conseguir comida. Chamava-se Miau. Ele escutou a história de uma senhora que alimentava felinos esfomeados e o garoto viu uma oportunidade de matar a fome.

“Foi até o parque, escondeu-se atrás de um arbusto. Pouco depois, apareceu uma senhora, trazendo um cesto. É ela, pensou, e de imediato começou a miar, um miado inspirado, o melhor miado que já produzira. A senhora deteve-se; olhou em direção ao arbusto, não viu gato algum, mas convencida de que ali deveria estar um felino faminto depositou no solo uma generosa ração. Miau esperou que ela se afastasse e mais do que depressa atirou-se ao alimento. Era comida para gato, claro, mas muito saborosa”.


O escritor gaúcho Moacyr Scliar (1937-2011), imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), escreveu o trecho acima em uma das suas colunas publicadas na Folha.

Judeu, filho de imigrantes, Scliar foi médico e autor do romance “O Centauro no Jardim”, um dos seus livros mais elogiados pela crítica, e de coletâneas de contos, como “O Carnaval dos Animais”.

Suas crônicas na Folha eram publicadas nas segundas-feiras, na editoria de Cotidiano, na seção “Cotidiano Imaginário”, que estreou nos anos 1990 e seguiu até pouco antes da morte do autor.

Os textos fantasiosos de Scliar, porém, eram inspirados em notícias reais publicadas na Folha. A crônica sobre o garoto de rua que se passava por um gato para comer, por exemplo, foi inspirada em uma notícia sobre uma moradora de São Paulo que alimentava bichanos no parque Trianon e chegava a gastar R$ 800 mensais, em valores de 2004, para manter os felinos de barriga cheia.

Descobri que, atrás de muitas notícias, ou nas entrelinhas destas, há uma história esperando para ser contada, história essa que pode ser extremamente reveladora da condição humana

Moacyr Scliar

Escritor e autor da coluna Cotidiano Imaginário

Dois meses antes da sua morte, em dezembro de 2010, escreveu um texto natalino baseado na notícia da editoria de Mercado sobre a valorização do cachê dos Papais Noéis com barbas verdadeiras, contratados para eventos de final de ano.

Scliar, então, imaginou um homem que decide deixar a barba crescer e é rejeitado pela mulher com quem era casado há mais de 30 anos. “Um dia ele voltou para casa triunfante. ‘Você sempre detestou a minha barba’, disse, ‘pois fique sabendo que existe alguém que a admira’. Esse alguém era a dona de uma loja de brinquedos”, escreveu.

Na crônica, a bonita dona de loja acabou seduzindo o homem para roubar sua barba. Um final surpreendente como aquele de muitos dos seus contos.

Deonício Brunette (esq.), 72, representante de venda e Antônio Noronha, 58, motorista se vestindo como Papai Noel na Cia do Bafafá; a foto ilustrou reportagem de 2010 que inspirou coluna de Moacyr Scliar na Folha
Deonício Brunette (esq.), representante de venda, e Antônio Noronha, motorista se vestindo como Papai Noel na Cia do Bafafá; a foto ilustrou reportagem de 2010 que inspirou coluna de Moacyr Scliar na Folha - Carlos Cecconello - 8.dez.2010/Folhapress

Scliar definiu suas crônicas na Folha como “histórias que esqueceram de acontecer”. “Em geral acreditamos que existe uma nítida linha divisória entre o real e o imaginário, entre o fato e a ficção: territórios claramente demarcados em nossas vidas”, escreveu em 2009, no prefácio do livro “Histórias que os jornais não contam” (L&PM, 2017), com 54 de suas crônicas publicadas no jornal.

O autor gaúcho contava que apesar de comumente se inspirar em algum episódio ou personagem real para seus textos ficcionais, “não estava preparado para a verdadeira aventura que teve início” quando foi convidado pela Folha para escrever as crônicas baseadas em notícias.

“Descobri que, atrás de muitas notícias, ou nas entrelinhas destas, há uma história esperando para ser contada, história essa que pode ser extremamente reveladora da condição humana”, escreveu.

A viúva do escritor, Judith Scliar, conta que o marido escrevia com muita velocidade e pontualidade, muitas vezes entregando seus textos antes do prazo. “O texto fluía do cérebro dele direto para o teclado. Claro, depois ele revisava. Tinha de repente ideias, aqui e ali, a partir de coisas que ele vivia e fazia. No início, ele sempre anotava algumas coisas importantes. Depois, ele se deu conta de que o que era importante, ficava, o assunto chamava o escritor”, disse Judith.

De acordo com ela, Scliar não tinha um ritual de escrita, como muitos autores. Além de escritor, Scliar era médico. “Ele não era disciplinado, escrevia em qualquer lugar, no aeroporto esperando voo, ele pegava o laptop. Quando íamos para a praia com nosso filho e a casa ficava cheia de crianças, ele se concentrava. Tinha uma viagem interior e o entorno não atrapalhava”, revela a viúva, responsável pela divulgação e preservação da obra do marido.

“Scliar tinha uma linguagem despojada e criou um estilo próprio, o que nem sempre os escritores conseguem. Ele usou uma linguagem elíptica, que sempre deixa um espaço em branco para o leitor, o texto não fica totalmente sugerido”, explica Sergius Gonzaga, professor de literatura brasileira da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e coordenador de literatura da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Aos novos leitores que querem conhecer Scliar, Gonzaga sugere o romance “Centauro no Jardim”. “Acredito que tenha sido seu maior êxito como romancista, traduzido em inúmeros países. É emblemático dessa tendência fantástica que muitas de suas obras apresentam, uma vinculação com o mundo kafkiano”, diz o professor.

Ele estaria muito indignado e até revoltado com o que está acontecendo no Brasil, que tem longa experiência em vacinação em massa. Ele trabalhou muito com saúde pública. Ele estaria estarrecido, sem acreditar no que está acontecendo

Judith Scliar

Viúva do escritor

Quando a Folha completou 80 anos, em 2001, Scliar acompanhou e descreveu 24 horas da rotina do jornal. “Sete horas da manhã. Bocejando, você abre a porta do apartamento e ali está, como de costume, o seu exemplar da Folha. Você senta à mesa, xícara de café na mão e, de repente, você está conectado com o mundo, este trepidante mundo em que vivemos”, escreveu.

Médico, diante da pandemia de Covid-19, certamente escreveria sobre o tema. “Ele estaria muito indignado e até revoltado com o que está acontecendo no Brasil, que tem longa experiência em vacinação em massa. Ele trabalhou muito com saúde pública. Ele estaria estarrecido, sem acreditar no que está acontecendo”, diz a viúva.

Em 2001, Scliar descreveu o ambiente da Redação com “reproduções de históricas primeiras páginas e suas manchetes”. “Jânio renunciou. Anunciado o acordo de paz no Vietnã. Polícia federal invade Folha. Impeachment! Acidente mata Ayrton Senna. Brasil é tetra... A História, com H maiúsculo, está ali, há 80 anos", escreveu. Agora, em 2021, a história está ali, há 100 anos.

Este texto faz parte do projeto Humanos da Folha, que apresenta perfis de profissionais que fizeram história no jornal. ​ ​

Humanos da Folha

Conheça a história de profissionais que trabalharam no jornal

  1. Com 50 anos de carreira, Passarelli ganhou Prêmio Esso de Fotografia inédito para a Folha

  2. Fotógrafo se consagrou com imagem das Diretas-Já que foi capa da Folha

  3. 'Era elogiada por fotografar igual a homem', lembra Renata Falzoni

  4. Entre patos e formigas, obra de Ciça compõe fábula política do Brasil

  5. Fotógrafo da Folha se consagrou com imagem histórica do general Costa e Silva

  6. Morre o jornalista Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico, aos 67 anos

  7. Fotógrafo da Folha escondeu filme para retratar sessão de eletrochoque em manicômio

  8. Morto há uma década, Glauco unia humor ácido e carinho por personagens

  9. Editora da Ilustrada fez caderno 'da cultura e da frescura' nos anos 70

  10. História de êxito de Mauricio de Sousa começou como repórter policial na Folha

  11. Clóvis Rossi estaria indignado com a realidade brasileira, diz filha

  12. Me viam como 'patricinha', diz Joyce Pascowitch, que inovou o jeito de fazer coluna social nos anos 80

  13. Elvira Lobato revelou poço para teste de bomba atômica e império da Igreja Universal

  14. Fortuna se consagrou como 'o cartunista dos cartunistas'

  15. Com estrela de xerife, Caversan ocupou diversos cargos de edição na Folha

  16. Erika Palomino inovou na cobertura da noite paulistana

  17. Niels Andreas fotografou massacre do Carandiru e 50 anos de Israel

  18. Natali foi correspondente em Paris e uniu música e trabalho

  19. Dona Vicentina trabalhou como secretária na Folha durante mais de 5 décadas

  20. Fotógrafo se destacou nas coberturas do massacre de ianomâmis e da prisão de PC Farias

  21. Cláudio Abramo ajudou a renovar Folha nos anos turbulentos da ditadura

  22. Ilustrações de Mariza levaram o horror do cotidiano para as páginas do jornal

  23. Irreverente, Tarso de Castro criou o histórico Folhetim nos anos 1970

  24. Veemência das charges de Belmonte irritou até o regime nazista

  25. Boris assumiu Folha na fase mais tensa e conduziu travessia do jornal para o pós-ditadura

  26. Engenheiro ajudou Folha a se modernizar e atravessar transições tecnológicas

  27. Lenora de Barros promoveu renovação gráfica na Folha nos anos 1980

  28. Antônio Gaudério colecionou prêmios com fotos voltadas às questões sociais

  29. Bell Kranz levou temas considerados tabus para a Folhinha e o Folhateen

  30. Com poucos recursos, Olival Costa fundou Folha da Noite em 1921

  31. Sarcástico e culto, Bonalume cobriu ciência e conflitos pelo mundo por mais de 30 anos

  32. Coletti foi 'carrapato' de Jânio e teve prova de fogo na cobertura da visita de De Gaulle

  33. Apaixonado por cinema, seu Issa foi um precursor dos anúncios de filme no jornal

  34. João Bittar foi o editor que ajudou a levar fotógrafos da Folha para o mundo digital

  35. Pacato, Lourenço Diaféria publicou crônica que gerou crise com militares

  36. Moacyr Scliar fantasiava realidade em crônicas inspiradas em notícias da Folha

  37. Pioneiro na divulgação científica, José Reis incentivou presença de pesquisadores na mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.