Descrição de chapéu Folha, 100 Humanos da Folha

Curioso, Pirozzelli foi um dos primeiros repórteres fotográficos de SP

Paulistano, ele trabalhou nas Folhas por mais de quatro décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antonio Pirozzelli se tornou repórter fotográfico por causa de um homem fora de si. Em uma tarde de 1936, na antiga Redação da Folha da Manhã e da Folha da Noite, na rua do Carmo, no centro de São Paulo, o chefe de reportagem Nabor Caires de Brito desceu às oficinas e perguntou: “Alguém aqui sabe fotografar?”

Pirozzelli, um jovem franzino que trabalhava como gravador, logo se apresentou. Caires entregou uma câmera ao rapaz e lhe deu a missão: fotografar um homem que acabara de fugir do manicômio e estava, do alto de uma casa, atirando telhas nas pessoas que passavam na rua.

A partir desta primeira reportagem, Pirozzelli nunca mais largou a fotografia. E assim foi até o dia de sua morte, em 1981, quando teve uma parada cardíaca durante uma pauta, com a câmera em punho.

“Ele era uma pessoa extremamente curiosa. Foi escoteiro, mergulhador, campeão paulista de salto com vara, mas sua paixão sempre foi a fotografia”, contou o também fotógrafo Ângelo Pirozzelli em depoimento no ano da morte do irmão.

Policiais tentam impedir Antonio Pirozzelli de fotografar o desfile de 9 de Julho em cima de uma árvore no parque Ibirapuera, e um colega de imprensa tenta demover os guardas. Reportagem publicada em 11 de julho de 1963 relatou que Pirozzelli se manteve na árvore e conseguiu a imagem que desejava - 9.jul.1963/Folhapress

Pirozzelli nasceu em 1915 na rua Alegria, no bairro paulistano do Brás. Passou a infância em Monte Alto, interior do estado, onde trabalhou na lavoura, até que a crise de 1929 levou a família a voltar para São Paulo. Adolescente, arrumou um emprego em um ateliê de gravura no Bom Retiro e, com 21 anos, conseguiu uma vaga nas Folhas.

A história de Pirozzelli se confunde com a história do fotojornalismo brasileiro. Não é exagero dizer que ele ajudou a moldar o próprio gênero no país.

“Foi um dos primeiros fotógrafos a se assumir como repórter. Os outros apenas faziam fotografias. Ele já era repórter fotográfico”, conta o jornalista José Hamilton Ribeiro, 85, que trabalhou com Pirozzelli na Folha da Manhã no fim dos anos 1950.

Em 1958, Pirozzelli e Gil Passarelli foram os fotógrafos do Reide Brasil Norte-Sul, projeto em que equipes da Folha da Manhã percorreram mais de 25 mil km, retratando a realidade do país do ponto de vista econômico e social. Ribeiro, Audálio Dantas e Vitor Antonio Gouveia eram alguns dos repórteres que partciparam da iniciativa.

Antenado com o que acontecia no exterior, o fotógrafo se aproximou da escola humanista praticada na Europa, liderada por gênios da fotorreportagem, como Henri Cartier-Bresson. “Ele logo enxergou que a câmera era capaz de fazer melhores reportagens do que o caderno”, diz Ribeiro.

A qualidade de sua produção chamou a atenção d’O Cruzeiro. Em 1956, interrompeu sua trajetória nas Folhas para um período na prestigiada revista carioca.

Era chamado pelos colegas de Piro 1 ou Piro Vellho. Seu irmão, Ângelo, que também trabalhava no jornal, era o Piro 2.

Seu faro noticioso era admirado na Redação. “O repórter que saía com o Piro 1 tinha de ser muito bom. Senão ele engolia e acabava fazendo a reportagem”, lembra Ribeiro.

A busca pelo furo de reportagem era uma obsessão de Pirozzelli, e o que mais marcou sua carreira foi o caso Luís Volante, em março de 1951.

Volante era um assassino de taxistas em São Paulo, procurado pela polícia havia mais de um ano. Junto com o repórter Hideo Onaga, seu grande parceiro, Pirozzelli encontrou o criminoso. A série de reportagens atraiu a opinião pública e acabou levando à destituição de parte do comando da polícia.

“Ele tinha aquelas qualidades essenciais do bom jornalista —dignidade profissional, amor à verdade e dedicação —que, como o samba, não se aprendem no colégio”, disse Onaga sobre o amigo em 1981.

Pirozelli era sempre guiado por um perfeccionismo técnico. “Falávamos pouco, ele estava sempre imerso na sua procura da grande foto. E tinha o dom de entender mais depressa do que os outros o que o editor queria”, afirmou Cláudio Abramo, que foi diretor de Redação da Folha nos anos 1970.

Fernando Santos, 84, companheiro de Pirozzelli no jornal por 15 anos, fala emocionado sobre o colega: “Mesmo chefe, ele nunca perdeu o instinto de repórter. Vibrava como um iniciante. Ao saber do incêndio do edifício Andraus, em 1972, ele saiu da Redação a pé, foi até lá e voltou com a foto da primeira página”.

Aposentado em 1968, Pirozelli não quis deixar a profissão. "Quero morrer trabalhando”, costumava dizer.

Apesar de mais de quatro décadas no jornal, não se negava a fazer nenhuma pauta, mesmo as mais simples. Foi assim em 2 de julho de 1981, há 40 anos, quando acompanhava Luiz Padovani, repórter da editoria Local (hoje parte de Cotidiano), na cobertura da contratação de funcionários para o serviço de creches municipais.

O fotógrafo, que sofria de problemas cardíacos, apoiou-se de repente em Padovani e disse baixinho: “Me segura que eu estou caindo”. Pirozzelli foi levado ao pronto-socorro, mas não resistiu. Mesmo sofrendo um infarto, bateu sete fotografias naquela pauta. “Nem a morte furou o Velho Piro”, disse Padovani

Antonio Pirozzelli (1915-1981)

Nascido em São Paulo (SP), começou nas Folhas em 1936 fazendo clichês (placas de metal destinadas a impressão de textos e imagens). Passou a fotografar até ser registrado em 1941 como repórter-fotográfico pelas mãos do então secretário de Redação, Hermínio Sacchetta. Em 1956, teve uma passagem pela revista O Cruzeiro e logo voltou para as Folhas. Foi também correspondente da Time. Fotografou todos os presidentes brasileiros de Washington Luís a João Batista Figueiredo e cobriu seis Copas do Mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.