Descrição de chapéu Folha, 100 jornalismo

Centenário teve ações por diversidade, livros e debates sobre futuro

Projetos ligados à celebração chegam ao fim neste sábado, dia 19, quando a Folha completa 101 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao longo de dois anos, o núcleo Folha, 100 se dedicou a preparar projetos para o centenário do jornal por meio de um olhar múltiplo, voltado para o passado, o presente e o futuro.

Neste sábado (19), aniversário de 101 anos da Folha, este trabalho chega ao fim, deixando iniciativas para preservar a memória do jornal e debates em diversas plataformas sobre questões atuais, como os riscos da democracia e transformação do jornalismo.

A Folha também lançou, em parceria com a USP, a cátedra Otavio Frias Filho , voltada à comunicação, à democracia e à diversidade. Em outra parceria, desta vez com o Google, o jornal indexou 2,5 milhões de fotografias do seu acervo.

O núcleo Folha, 100 foi formado por Thea Severino, Naief Haddad, Naná DeLuca e Mateus Camillo. Mas o trabalho foi muito além deste grupo —grande parte da Redação contribuiu para os projetos.

Veja a seguir essas iniciativas.

EDIÇÃO ESPECIAL 100 ANOS DA FOLHA

Para marcar o 100º aniversário do jornal, foi publicado um extenso pacote de textos, vídeos, podcasts e infográficos em 28 de fevereiro de 2021. Na versão impressa, a edição especial foi dividida em seis cadernos e bateu recordes, com 144 páginas e mais de 100 anunciantes.

seis cadernos de jornal enfileirados lado a lado
Cadernos da edição especial Folha, 100 publicados em 28 de fevereiro 2021 - Eduardo Knapp

SÉRIES DE TEXTOS

Humanos da Folha

Apresentou 103 perfis de diferentes tipos de profissionais que fizeram história no jornal, como repórteres, editores, fotógrafos, designers, cartunistas, auxiliares e gerentes.

Todos os textos da série podem ser lidos clicando aqui.

Colunas Eternas
A série recuperou textos de importantes colunistas da história do jornal, como os jornalistas Paulo Francis, Clóvis Rossi e Otto Lara Resende, bem como de escritores e intelectuais que tiveram espaços fixos no jornal, caso de Florestan Fernandes, Cecília Meirelles e Oswald de Andrade. Ao longo de um ano, 12 textos foram republicados. Veja abaixo a seleção.

Entrevistas Históricas
Foram recuperadas do acervo 25 entrevistas marcantes da história do jornal, com nomes como John F. Kennedy, Mikhail Gorbatchov, Claude Lévi-Strauss, Tancredo Neves, Paulo Freire e Elis Regina.

Leia todas as entrevistas clicando aqui.

Como Chegar Bem aos 100
Com curadoria do médico gerontólogo Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), a seção dedicou-se à longevidade, trazendo discussões sobre saúde, políticas públicas, preconceito e desigualdade, entre outros temas caros à população idosa e a todos aqueles que pretendem chegar bem aos 100 anos.

O Brasil e o Mundo em 1921
Da política à arquitetura, passando pelas artes, pela ciência e pela economia, a série de 15 reportagens explica os contextos nacional e mundial no início da década de 1920, quando a Folha ​começou a circular.

Ilustração de cores marrons mostra vultos em uma doca no porte. atrás, um navio com grandes chaminés
Ilustração de J. Carlos, um dos principais artistas gráficos em atividade nos anos 1920 - Instituto Moreira Salles/Divulgação

Meu Caso com a Folha
Convidando os leitores ao debate, a Folha pediu que seus assinantes enviassem depoimentos contando sobre suas melhores e piores lembranças do jornal. Com depoimentos críticos, a série revela o olhar do leitorado que, entre decepções, saudades e alegrias, fala um pouco da história do jornal pela perspectiva daqueles que são sua prioridade: "vossa excelência, o leitor".

A série contou também com o depoimento do então prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sobre sua relação com a Folha.

Cartas para o Futuro
Como será a economia global em 2031? De que forma vamos consumir filmes e peças teatrais? E a educação brasileira, terá um projeto consistente? Essas e outras perguntas foram ponto de partida para os 15 repórteres e colunistas desafiados a escrever cartas para o leitor de 2031. Cada carta discorre acerca de um tema, como geopolítica, turismo, fake news e saúde. Entre previsões esperançosas, pessimistas ou bem-humoradas, revelam ao leitor de hoje os desafios da próxima década.

Primeira Vez
A partir do acervo centenário digitalizado da Folha, a seção mostrou como determinadas palavras, figuras públicas e temas apareceram pela pela primeira vez nas páginas do jornal. Assuntos como aquecimento global, a estreia de Pelé no futebol, aos 15 anos, e o protótipo da urna eletrônica estão entre aqueles tratados na seção. Clique aqui para ler todos os textos da série.

​LIVROS

Coleção 100 anos de Fotografia - Pelas Lentes da Folha
Dividida em dez volumes, traz mais de 400 imagens, publicadas desde 1921. Reúne trabalhos dos melhores fotógrafos que passaram pela Folha. Já foram vendidas mais de 50 mil coleções.

Reúne trabalhos dos melhores fotógrafos que passaram pela Folha. Já foram vendidas mais de 50 mil coleções.

COLEÇÃO 100 ANOS DE FOTOGRAFIA - PELAS LENTES DA FOLHA

  • Onde comprar https://100anosdefotografia.folha.com.br/

Novo Manual de Redação da Folha
A 22ª edição incluiu verbetes ou anexos sobre temas como liberdade de expressão, fake news, agressão a jornalistas, diversidade e assédio. Também tratou pela primeira vez de podcasts. O jornalista Uirá Machado coordenou a comissão que elaborou essa nova edição.

MANUAL DA REDAÇÃO

  • Preço R$ 79,90 (512 páginas)
  • Editora Publifolha (22ª edição, 2021)
  • Onde comprar https://manualdaredacao.folha.com.br/

Primeira Página
A edição especial comemorativa traz 100 anos de história do Brasil e do mundo contados pelas primeiras páginas da Folha desde seu surgimento, em 19 de fevereiro de 1921, sob o título Folha da Noite.

foto de lombada de livro com fundo amarelo e letreiro preto em que se lê "primeira página"
9ª edição do livro Primeira Página, comemorativa do centenário da Folha - Gabriel Cabral/Folhapress

Primeira Página - 100 anos de história nas capas mais importantes da Folha

  • Onde comprar folha.com.br/primeirapagina
  • Preço R$129,90

CÁTEDRA OTAVIO FRIAS FILHO

A Folha e a USP lançaram, em 19 de fevereiro de 1921, a cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, que está vinculada ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O professor Muniz Sodré, um dos pesquisadores mais influentes do país na área de comunicação, foi escolhido para organizar o primeiro ciclo de atividades do centro de estudos.

SÉRIES EM VÍDEO

E Eu? - O Jornalismo Precisa me Ouvir
Os 13 depoimentos discutem as falhas da imprensa na cobertura da diversidade brasileira e trazem ao centro do debate as visões dos representantes de diferentes grupos da sociedade, que não se sentem contemplados pela forma como os jornais abordam temas como raça, sexualidade, religião e direitos trabalhistas. Assista o trailer.

Fuga para a Frente
A série de entrevistas discutiu os desafios do jornalismo e da democracia na atualidade, reunindo nomes influentes do Brasil e de outros países. Entre os convidados, a jornalista americana Nikole Hannah-Jones, vencedora do Pulitzer.

Assista todas as entrevistas na página dedicada à série, clicando aqui. Para assistir no canal da Folha no YouTube, clique aqui. ​

200 GRANDES REPORTAGENS

Selecionadas após consultas com dezenas de jornalistas, grandes reportagens da história centenária da Folha foram reunidas em duas listas, dividas em oito partes no total.

200 Grandes Reportagens

Conheça as reportagens que marcaram a história da Folha e do Brasil

DEBATES

A Folha é Falha ou Foice?
Para discutir os posicionamentos da Folha, o jornal promoveu um debate virtual com 6 pessoas: 2 esquerdistas, 2 direitistas e 2 de centro. Entre críticas, sugestões e ponderações, a discussão mostra como pessoas de diferentes espectros políticos percebem o trabalho do jornal.

Desafios dos Veículos de Comunicação
O debate reuniu cinco representantes de veículos de comunicação do Brasil, que discutiram os desafios da imprensa hoje, como maior diversidade e o combate à desinformação. Conduzido por Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, o evento virtual teve participação de Rene Silva, da Voz das Comunidades, Paula Miraglia, do Nexo, João Caminoto, do Grupo Estado, e Alan Gripp, de O Globo.

Representação conservadora na mídia brasileira
Encontro virtual com jornalistas discutiu problemas da representação conservadora na mídia brasileira. Participaram do painel José Roberto Guzzo, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, da Gazeta do Povo e da revista Oeste; Ewandro Schenkel, chefe de Redação da Gazeta do Povo; e Fábio Zanini, repórter especial da Folha e autor do blog Saída pela Direita. Para assistir o debate completo, clique aqui.

Jornalismo do Futuro
Reunindo quatro especialistas, foram discutidos os caminhos possíveis para o jornalismo, a partir de questões vitais para o setor: como se distribuirá o jornalismo? Quem o fará? Quem será seu público e que temas cobrirá? E como se manterá financeiramente? Para ver a discussão, clique aqui.

Folha e Google indexam 2,5 milhões de fotografias

Projeto da Folha em parceria com o Google catalogou e organizou cerca de 2,5 milhões de imagens do acervo do jornal que estavam pouco acessíveis para pesquisa.

Além das fotografias, faz parte do projeto uma coleção de 26 mil charges. Entre elas, está a produção de Belmonte (1896-1947), famoso chargista que trabalhou no jornal desde 1921.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.