Descrição de chapéu Folha Social+

Folha lança plataforma Social+

Novo canal do Empreendedor Social amplia foco e cobertura da temática socioambiental e de diversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pioneira na cobertura do empreendedorismo social no Brasil, a Folha passa a contar com uma nova plataforma para ampliar a visibilidade de temáticas socioambientais, diversidade e direitos humanos no país.

Estreia nesta quinta-feira (28) o canal Social+, que substitui o do Empreendedor Social que, há 18 anos, desbrava e fomenta o ecossistema de impacto social brasileiro.

foto azul com três pessoas e dizeres Folha Social+
Folha lança canal Social+ para cobertura da temática socioambiental e de diversidade do jornal - Folhapress

O espaço no site da Folha vai trazer a curadoria de informações da área socioambiental, para além do empreendedorismo social, carro-chefe da cobertura até então, puxado pelo Prêmio Empreendedor Social, o mais importante do segmento na América Latina.

"Saímos na vanguarda ao jogar luz sobre o trabalho relevante de empreendedores sociais para a solução dos graves problemas socioambientais no país", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

O jornal realiza desde 2005 o Prêmio Empreendedor Social no Brasil em parceria com a Fundação Schwab, uma das comunidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial.

"Agora, a Folha novamente sai na frente com o Social+, um espaço editorial renovado e com mais fôlego para dar destaque a temas e iniciativas sociais e ambientais para combater as nossas desigualdades", explica Dávila.

A editoria vai ampliar a cobertura quente do S, o Social do conceito ESG (Ambiental, Social e Governança, da sigla em inglês), que ganha relevância frente à retomada pós-pandemia.

Uma das novidades entre as sessões do Social+ é a eleição de causas ao longo do ano, em parceria com entidades que tenham engajamento com o tema da vez.

As Causas do Ano passarão a ser objeto de reportagens especiais em um pacote de produtos editoriais que ganharão visibilidade nas multiplataformas da Folha.

Ao longo dos próximos quatro meses, com apoio do Instituto Liberta, o Social+ vai abrir espaço para a causa "Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes".

"É uma parceria indispensável para que se comece o processo de enfrentamento desse tipo de violência invisibilizada", diz Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta. "Há cinco anos, fazemos seminários junto com a Folha que refletem essa temática. Promover uma das causas do ano no Social+ é fruto de um processo evolutivo."

O instituto prepara um levante virtual para o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com pessoas de todo o país rompendo o silêncio sobre abusos sofridos na infância e na adolescência.

Além de publicar uma série de depoimentos em primeira pessoa, com relatos de adultos vítimas de violência sexual sofrida na infância e/ou adolescência, o novo canal da Folha vai produzir reportagens e vídeos sobre boas práticas e discussões sobre políticas públicas, dados e estudos sobre a problemática.

"É uma forma de priorizar temas relevantes da agenda socioambiental e de direitos humanos que acabam sendo atropelados pelo noticiário factual", explica a editora Eliane Trindade.

Ao mesmo tempo que amplia o seu olhar para outras áreas, o Social+ continuará sendo referência no empreendedorismo social. A cada ano, o Prêmio Empreendedor Social revela lideranças inovadoras que trazem soluções para os graves desafios socioambientais do país.

Premiados e finalistas são um manancial de histórias inspiradoras que ganham destaque em todas as plataformas da Folha. Um suplemento especial é publicado a cada edição com perfis e casos de beneficiários das iniciativas chanceladas.

O Empreendedor Social também aglutina os mais importantes atores do ecossistema de impacto social no país, contando com 28 parceiros, entre estratégicos, institucionais e de divulgação.

Um legado para a plataforma Social+, que também ampliará o espaço para debates relevantes para o setor puxados pelos 132 integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Composta por premiados e finalistas da premiação, a comunidade é parte da estratégia de fortalecimento do ecossistema e de uma premiação que chega a sua 18ª edição com o compromisso de se renovar sempre.

O Empreendedor Social e o Social+ contam com o patrocínio da Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Instituto Liberta e Vedacit. E tem parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.