Campanha #AgoraVcSabe chega aos ônibus em São Paulo

SPTrans divulga movimento que pretende acabar com silêncio em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh
São Paulo

Ao entrar em qualquer ônibus da capital nos próximos dias você vai se deparar com a campanha #AgoraVcSabe, do Instituto Liberta, que dá voz aos adultos que foram vítimas de abuso sexual na infância e/ou na adolescência.

A ideia é dar visibilidade a um problema recorrente, pois meninos e meninas são vítimas de abuso sexual dentro de seus lares (67%). O crime, na imensa maioria (86%), é praticado por pessoas conhecidas, como familiares e amigos.

cartaz em ônibus
Campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes chega à frota de ônibus da cidade de São Paulo - Divulgação/Instituto Liberta

A SPTrans (São Paulo Transportes), responsável pela frota municipal, colocou no Jornal do Ônibus a campanha que pode ser acessada por qualquer passageiro nos cerca de 14 mil ônibus da cidade.

"Entendemos que essa violência existe em toda a sociedade e é preciso usar ferramentas para discutir e falar sobre isso", afirma Cilene Cabral, responsável pela assessoria de marketing da SPTrans.

No Jornal do Ônibus, que fica fixado dentro dos coletivos, é possível pelo QR Code acessar o site e participar da campanha #AgoraVcSabe, que propõe uma passeata virtual no 18 de maio, data nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no país.

Para participar do levante que começa no meio virtual para ganhar outros espaços e influenciar políticas públicas, as vítimas são convidadas a gravar um vídeo dizendo a frase: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!".

Os participantes não precisam contar sua história de abuso ou violência sexual. O importante é se colocar na multidão como mais uma voz a não silenciar diante do problema.

A ideia é reunir milhares de vozes e rostos em uma passeata virtual para dar visibilidade a um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência.

Os cartazes vão estar expostos até o dia 15 de maio, circulando nos ônibus por todos os cantos da cidade.

Cilene explica que a campanha #AgoraVcSabe está alinhada ao trabalho de combate à violência sexual que a SPTrans já faz atualmente no sistema público de transporte coletivo.

Ela cita a campanha campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus lançada no ano passado para conscientizar e coibir a prática dentro dos coletivos. "Temos sempre essa preocupação de trazer assuntos que são problemas sociais para que a informação chegue ao maior número de pessoas."

A SPTrans conta com um posto de apoio à mulher, localizado no Sacomã (zona sul de SP) para atender e encaminhar as mulheres vítimas de todos os tipos de violência.

Como parceira do Liberta, a responsável pelo marketing da SPTrans diz ainda que é de extrema importância falar sobre os abusos cometidos na infância e adolescência ao se engajar na passeata virtual.

"É preciso entender que essa violência existe em toda a sociedade, em todas as classes sociais. Por isso, é importante discutir sobre o assunto, que não pode mais ser um tabu", afirma.


COMO PARTICIPAR DA PASSEATA VIRTUAL?

Para participar da passeata virtual, acesse o site da campanha #AgoraVcSabe. Os rostos dos participantes vão subir na tela do computador e dos celulares, como se estivessem caminhando em uma manifestação na rua.

Além de passar no site agoravcsabe.com.br, a passeata virtual será transmitida ao vivo no site da Folha e em outros espaços da cidade. A passeata acontece no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

​A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.