Descrição de chapéu Causas do Ano

Passeata virtual reúne vítimas de assédio sexual nesta quarta; participe

Movimento #AgoraVcSabe promove levante a partir deste 18 de Maio para romper o silêncio em torno de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh

A primeira passeata virtual vai sair nesta semana pelas telas de tablets, computadores e smartphones para dar voz às vítimas violência sexual na infância e na adolescência.

Organizado pelo Instituto Liberta, o movimento #AgoraVcSabe tem o objetivo de conscientizar a população e exigir políticas públicas sobre um problema que diz respeito a 75% dos casos de violência sexual no país, cometidos contra vítimas na infância ou na adolescência. ​

Nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, vídeos com os rostos dos participantes vão subir na tela do site agoravcsabe.com.br. Milhares de vozes vão repetir a mesma frase durante toda a manifestação online: "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade. Eu fui vítima e agora você sabe!"

A passeata será transmitida, a partir do meio-dia, no site do movimento e também estará ao vivo na primeira hora na home da Folha.

O levante virtual também será projetado em 17 cidades do Brasil, como Salvador (BA), Londrina (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), entre outras. Em São Paulo, a projeção será na Avenida 13 de Maio.

O movimento #AgoraVcSabe é para mobilizar adultos que foram abusados, violentados ou explorados sexualmente quando crianças para romper o silêncio em torno do problema.

A campanha de tomada de consciência conta com embaixadores como a apresentadora Angélica, a filósofa Djamila Ribeiro, colunista da Folha, e a ex-participante do Masterchef Júnior, Valentina Schulz.

Angélica gravou um vídeo para convidar outras vítimas a se engajar no movimento.

"Falar é uma forma de curar e poder ajudar as pessoas. A passeata virtual é muito importante pois vamos mostrar como os casos são comuns. ", diz a apresentadora, que é mãe de três e sofreu abuso sexual na adolescência durante uma viagem a trabalho fora do Brasil.

"É importante saber que para participar da passeata, você não precisa dar detalhes da sua história, nem contar quem te abusou, nem onde foi", enfatiza.

O #AgoraVcSabe conta com o apoio também de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magalu e líder do movimento Mulheres do Brasil. "A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma realidade muito triste. Não podemos deixar isso continuar. Hoje somos adultos e podemos mudar isso", diz Luiza Trajano.

A ex-masterchef Valentina Schulz, que foi assediada virtualmente quando tinha apenas 12 anos, diz que o problema é mais comum do que imaginamos e atinge crianças e jovens de todas as idades e classes sociais.

"Conversei com a minha mãe, minhas avós, amigas e descobri que todas elas tinham sofrido algum tipo de assédio sexual durante a infância ou a adolescência. Eu não fui um caso isolado. A campanha #AgoraVcSabe pode mudar o destino das meninas e dos meninos no nosso país", diz Valentina.

A presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, explica que é importante falar sobre a violência sexual e ensinar as crianças e adolescentes a se protegerem e a procurarem ajuda. "É preciso acabar com o silêncio A força e coragem de falar ajuda que outras vítimas não passem pelo mesmo", afirma.

Ela explica que é fácil participar da manifestação. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode gravar o vídeo e seu rosto será passado uma única vez pela tela em conjunto com outras vítimas, como se estivessem caminhando lado a lado em uma manifestação na rua.

"Não estamos pedindo para que ninguém fale do seu caso, nem conte detalhes do que aconteceu, nem com quem aconteceu. É um grito contra a violência, é um conjunto de frases ditas por todos nós", afirma ela, sobre a adesão ao movimento.

Para Luciana Temer, todo mundo certamente conhece alguém que já foi vítima ou está entre as estatísticas de jovens que são assediados em ambientes onde deveriam estar mais seguros: dentro de casa ou na de parentes, em igrejas ou na própria escola.

PARTICIPE DA PASSEATA VIRTUAL

Para que mais crianças e jovens saibam que a violência sexual não é algo aceitável e que não deve esconder isso de quem pode lhes proteger, participe da passeata virtual clicando aqui e enviando seu vídeo.

A passeata virtual vai ver vários rostos dos vídeos pré-gravados na plataforma #AgoraVcSabe subindo simultaneamente na tela, como se estivessem caminhando em uma manifestação na rua.

Nesta enorme praça online e em tempo real, os rostos não vão se repetir e a passeata vai seguir enquanto forem subindo novos participantes, a depender do número de vídeos de pessoas engajadas no movimento.

COMO GRAVAR SEU VÍDEO PARA O LEVANTE VIRTUAL

  1. Acesse agoravocesabe.com.br pelo celular ou desktop

  2. Clique em ‘Já fui vítima’ para conhecer tipos de violências

  3. Clique em ‘Gravar’, declare ser maior de 18 anos e aceite o termo de uso de imagem

  4. Posicione seu rosto no círculo e leia o texto que aparece na tela

  5. Refaça o vídeo se desejar Clique em ‘Enviar’

  6. Deixe seu email se quiser receber uma notificação sobre quando seu rosto irá aparecer na passeata do dia 18 de maio

​A causa de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem o apoio do Instituto Liberta, parceiro da plataforma Social+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.