Plataforma faz mapa do terceiro setor com critérios ESG e da ONU

Projeto usa tecnologia a favor da filantropia para conectar ONGs a investidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A urgência e o volume de doações durante a pandemia despertaram a criação de um banco de dados sobre o terceiro setor. A plataforma Mais - Mapa do Impacto Social, lançada neste mês, vai catalogar iniciativas de impacto pelo país.

O projeto é liderado pelo Instituto Phi e pela Impact Beyond, que atuam como articuladores do setor no país, e uma coalização formada por 13 atores do ecossistema.

A intenção é que o banco de dados atraia não só as organizações, mas também investidores e financiadores de olho na agenda ESG (sigla para práticas ambientais, sociais e de governança).

Mais - Mapa do Impacto Social tem base de dados do terceiro setor a partir de critérios ESG
Mais - Mapa do Impacto Social tem base de dados do terceiro setor a partir de critérios ESG - Divulgação/Mais - Mapa do Impacto Social

São 816 mil organizações mapeadas no Brasil a partir de informações disponibilizadas pela Receita Federal.

ONGs e entidades da sociedade civil podem atualizar seus dados na plataforma, indicando suas metas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), por exemplo. A adesão é gratuita.

"O Mais traz em sua visão o fomento da cultura de doação no Brasil, ampliando não apenas o alcance aos recursos, mas sobretudo rompendo as barreiras do setor através dos dados", diz Kamila Camilo, líder de tecnologia.

O projeto representa um marco ao unir design, experiência e tecnologia a favor do terceiro setor no país. A startup Seall foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que disponibiliza seleção por localidade, ODS, indicadores ESG, entre outros.

"Desenhar estratégias que possam gerar impactos mensuráveis é o desafio do momento e o Mais vem trazer essa camada de inteligência de dados para o terceiro setor ", afirma Luiza Serpa, diretora do Instituto Phi.

Para Flora Bitancourt, CEO da Impact Beyond, a plataforma desenha um raio-x do ecossistema de impacto brasileiro.

"Temos um plano audacioso de gerar visibilidade para todo o setor, incluindo iniciativas individuais e coletivos sem pessoa jurídica e de negócios sociais e de impacto."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.