Programas de inovação buscam negócios com impacto positivo

Soluções em mobilidade e inclusão produtiva podem se inscrever em acelerações da Artemisia até junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Artemisia lançou dois programas para incentivar a inovação aberta e acelerar negócios que tenham potencial de gerar impacto positivo na sociedade. A organização busca empreendedores de todo o país com ideias inovadoras em mobilidade e inclusão produtiva.

Os empreendedores selecionados recebem investimento, acesso a uma rede de mentores e apoio de empresas para implementar seu projeto-piloto.

Lab Habitação: Inovação e Moradia, da Artemisia, acelerou negócios de impacto no setor
Lab Habitação: Inovação e Moradia, da Artemisia, acelerou negócios de impacto no setor - Divulgação/Artemisia

O programa ImpactaMOB: Inovação Aberta em Mobilidade Urbana, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, selecionará até três soluções com alto potencial de escala e impacto.

Negócios que buscam superar desafios de mobilidade, que diminuem distâncias entre regiões centrais e periféricas, que facilitam a logística urbana, entre outras soluções, podem se inscrever até 13 de junho em artemisia.org.br/impactamob.

"Buscamos apoiar tecnologias sociais inovadoras que contribuam para fazer das cidades espaços mais acolhedores, resilientes e democráticos", afirma Vitor Hugo Neia, diretor de administração e relações institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

Ele acredita que a parceria inédita une o papel do investidor social privado à experiência de uma organização que é referência em impacto positivo. "Juntos, esperamos transformar comunidades de todo o Brasil por meio da inovação aberta para uma mobilidade mais sustentável", completa.

Já a Plataforma de Inovação Aberta em Inclusão Produtiva –programa conduzido pela Artemisia em parceria com Accenture, Fundação Arymax, Instituto Humanize, Meta, Potencia Ventures, Fundação Casas Bahia, Instituto XP, Lenovo Foundation, Fundação Tide Setubal e B3 Social– está com inscrições abertas até 6 de junho pelo site bit.ly/PlataformaIP.

Dez negócios serão escolhidos e poderão receber até R$ 100 mil para subsidiarem a validação e a implementação da ideia em um município.

Entre os eixos de atuação designados no programa estão gestão, eficiência e estratégia da inclusão produtiva, desenvolvimento de empreendedores e fomento para fortalecimento de negócios.

"O objetivo é, a partir da implementação de três projetos-pilotos em municípios diferentes, criar caminhos de interação que viabilizem soluções de alto impacto social", afirma Priscila Martins, diretora de parcerias da Artemisia.

A executiva acrescenta que o conceito de inclusão produtiva abarca a missão de lutar contra a exclusão socioeconômica e permitir uma renda justa.

"Em consequência, uma qualidade de vida digna para pessoas em situação de vulnerabilidade, inserção no mercado de trabalho e fomento ao microempreendedorismo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.