Quatro jovens vão representar o Brasil na Youth 20

Evento que precede o G20 acontecerá na Indonésia e reunirá jovens lideranças de todo o mundo para discutir políticas públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh
São Paulo

Quatro jovens brasileiros vão representar o Brasil no Youth 20, evento para a juventude que antecede o fórum de cooperação econômica internacional, o G20, que acontecerá em julho na Indonésia. O Instituto Global Attitude selecionou o grupo que vai levantar pautas brasileiras para trocar experiências e propostas com jovens de todo o mundo.

O secretário municipal de Juventude do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira, 24, foi um dos escolhidos e diz que, além de pautas ambientais, um dos dilemas da juventude é o que o futuro lhes reserva.

"Estamos preocupados com o futuro do planeta, mas também temos dúvidas em como conciliar um mundo mais tecnológico e ao mesmo tempo mais sustentável."

Ele participou da criação do PerifaConnection, plataforma de disputa de narrativas a partir da visão das periferias do Rio e que é publicada no site da Folha.

Jovem sorridente veste camiseta polo azul escura; imagem mostra as logomarcas da Y20, evento que ele irá participar
Salvino Oliveira, um dos quatro jovens que vai participar e representar o Brasil na Y20 - Divulgação

Oliveira também atuou na Defensoria Pública, entrando nas favelas e ouvindo as demandas dos moradores. Ele diz que existe uma grande parte da população jovem que não estuda nem trabalha e que precisa de oportunidades.

"Precisamos dar voz aos jovens e fazer com que eles se engajem com as pautas que podem mudar nosso futuro", diz.

Os demais integrantes da delegação brasileira são Karoline Muniz, 26, de Florianópolis (SC), Nathália Namede, 22, de Palmas (TO) e Otávio Zanarde, 21, de Londrina (PR). Todos convergem em levar para o debate internacional questões de minorias sociais.

QUEM SÃO OS QUATRO PARTICIPANTES?

  • Karoline Muniz, 26 anos

    Formada em relações internacionais, especialista em transformação digital e coordenadora de projetos no Social Good Brasil

  • Nathália Namede, 22 anos

    Estudante de relações internacionais, pesquisa desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas e é consultora na Fundação Avina

  • Otávio Zanarde, 21 anos

    Estudante de direito, tem experiência em sistemas internacionais de proteção de direitos humanos, com ênfase na tutela jurídica de minorias étnico-raciais, sexuais e deficientes

  • Salvino Oliveira, 24 anos

    Secretário municipal de Juventude do Rio de Janeiro, cursou gestão pública na UFRJ e participou da criação do PerifaConnection

A expectativa do Instituto Global Attitude, ONG que assessora organizações, empresas e governos na promoção de colaboração internacional, é grande para esta edição do evento. Trata-se da primeira Y20 presencial após dois anos sendo feita de forma virtual por conta da pandemia.

"Sempre buscamos perfis de jovens diferentes e que possam trazer representatividade", comenta Rodrigo Reis, diretor-executivo do instituto. "Os selecionados não são só do sudeste, pois queremos debater assuntos que interessem para todos os perfis de jovens", comenta.

No ano passado, foi a primeira vez que o Brasil foi representado por jovens negras.

O QUE É O Y20?

O Y20 é o evento para jovens que precede o encontro do Grupo dos 20 (G20), que, neste ano, será realizado na Indonésia, entre 17 e 24 de julho. Nesta edição, o evento terá quatro temas principais a serem debatidos entre os integrantes dos países participantes: emprego para a vuventude, transformação digital, desenvolvimento sustentável e diversidade e inclusão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.